quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Aumentam para onze os mortos em acidente de avião em setor urbano de Santiago

Foto: A.CH.


Onze pessoas morreram após o acidente de um pequeno avião de Carabineiros que se chocou hoje na zona residencial de Peñalolén, na região leste de Santiago, informou a Prefeitura do local e fontes médicas.

Até esta manhã as autoridades reportaram oito vítimas, mas após remover os restos da aeronave encontrou-se ainda os corpos de duas mulheres que estavam praticando esporte no campo na hora em que a aeornave se chocou.

Em um hospital de urgências, ainda faleceu outra mulher, de 52 anos, que tinha sido levada ao hospital com queimaduras em mais do 80% do corpo.

Uma possível falha técnica gerou o acidente do pequeno avião da Polícia de Carabineiros, que causou além disso uma dezena de feridos, cinco deles de forma grave.

O acidente ocorreu por volta das 10h00 horas (horário local, mesmo de Brasília) quando um pequeno avião modelo Cessna 210 de Carabineiros, com dois funcionários e quatro estudantes de mecânica a bordo, se chocou no Estádio Municipal de Peñalolén, onde acontecia uma aula de ginástica para mulheres e crianças.

Inicialmente, fontes de Carabineiros confirmaram que os seis tripulantes do pequeno avião morreram no acidente, além de uma mãe de 22 anos e sua filha de quatro.

Os falecidos que viajavam no avião são o piloto e capitão de Carabineiros Luciano Castro, de 35 anos e o tenente Sebastián Rodríguez, de 23 anos, além dos quatro alunos de uma escola de mecânica, de entre 17 e 19 anos.

O avião, que tinha decolado no aeroporto de Tobalaba cinco minutos antes, precipitou-se sobre uma quadra onde cerca de trinta pessoas estavam realizando exercícios físicos.

"O avião fez um círculo e de repente cambaleou no ar e caiu", disse ao canal estatal de televisão "TVN" uma vizinha que se identificou como Adriana.

O impacto do avião deixou além disso uma dezena de pessoas feridas gravemente, a maioria mulheres, que foram transferidas rapidamente para vários hospitais de Santiago, uma delas com uma extremidade amputada e as outras com queimaduras em grande parte do corpo.

Claudio Orrego, prefeito de Peñalolén, lamentou que o acidente tenha afetado um grupo de vizinhas e crianças que participavam de um curso de ginástica aeróbica organizado pela Prefeitura.

"Este era um curso que acabava hoje. Imagine só que falta de sorte. Era um curso que fazíamos para a comunidade, para oferecer vida saudável e terminamos nesta tragédia", disse o vereador.

O general de Carabineiros Jorge Rojas destacou que uma manobra do piloto evitou que o pequeno avião caísse sobre as casas da região, apesar de não poder evitar cair próximo à Prefeitura de Peñalolén.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, expressou suas condolências às famílias dos falecidos e feridos por meio do governador de Santiago, Álvaro Erazo.

"A presidente da república nos pediu que nosso primeiro sinal seja expressar as condolências, em nome do Governo, aos parentes dos civis e dos oficiais de Carabineiros falecidos neste trágico acidente", disse Erazo aos jornalistas.

Fontes: G1 / EFE / El Mercurio Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário