quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cortador de grama fecha aeroporto de Manaus

Máquina rompeu o cabo de um equipamento de orientação. Complexo fechou por 48 minutos.

Um simples cortador de grama parou por quase uma hora o tráfego aéreo no aeroporto de Manaus ontem (26). Um jardineiro aparava a área quando, sem querer, rompeu o cabo de um aparelho importante.


O mau tempo obrigou o comando de tráfego aéreo a acionar o NDB, uma antena de rádio que emite sinais para as aeronaves e permite a navegação por instrumentos quando o tempo está ruim. Mas quando um dos dois aparelhos usados no aeroporto não funcionou, a torre de controle suspendeu imediatamente todos os pousos e decolagens.

“A função do aparelho é simplesmente direcionar as aeronaves que estão chegando. Então, por medida de segurança, as aeronaves não puderam decolar”, diz o superintendente em exercício da Infraero-AM, Rubem Ferreira.

Aeroporto fechado

O aeroporto fechou por 48 minutos. Quatro aeronaves ficaram no pátio à espera de autorização para decolagem.

A operação só voltou ao normal depois que o tempo melhorou, mas ninguém sabia explicar o motivo da pane no equipamento que deveria auxiliar os pilotos.

A resposta só veio no começo da noite. O sétimo comando aéreo regional confirmou que um cabo do aparelho foi danificado durante o corte da grama na área onde fica o equipamento. A aeronáutica também deve investigar porque esse cabo estava exposto, já que o normal é que ele fique protegido, debaixo da terra.

“Uma situação como esta é nova, então a partir de agora, lógico, a gente vai redobrar a segurança em relação a essas empresas que prestam serviços para a força aérea”, afirma o assessor de comunicação do 7º Comar, o tenente-coronel Edmilson Leite.

Fonte: G1 / Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário