domingo, 6 de julho de 2008

Avião de carga cai no México

O co-piloto se encontra internado no Hospital Christus Muguerza

Esta era a aeronave que caiu nesta madrugada en Ramos Arizpe

O avião de carga McDonnell Douglas DC-9-15F, prefixo N199US, da USA Jet Airlines, procedente de Seaport, no Canadá, caiu e se incendiou à 01:15 (hora local) deste domingo (06) quando estava a ponto de aterrissar no Aeropuerto Internacional Saltillo-Plan de Guadalupe, vizinho do Município de Ramos Arizpe, mo México.

O piloto morreu e o co-piloto se encontra em estado grave.

O sub-secretario de Proteção Civil do Governo do Estado, Segismundo Doguin Martínez, informou que a aeronave estava a um quilômetro da pista e caiu na localidade de José López Portillo.

De imediato se ativou o Código Vermelho de emergência policial. Mais de 120 elementos de diversas corporações e do Exército participaram das operações de resgate logo após os bombeiros apagaroem o fogo.

Jhon Mjcintosh, de 40 anos, foi identificado como o piloto que faleceu prensado e queimado na cabine da aeronave, enquanto seu acompanhante, Jean Christopher Martins, de 30 anos, foi resgatado com vida, uma hora depois, mas apresenta queimaduras de segundo e terceiro graus e está politraumatizado.

No hospital Mugerza foi informado que Jean foi submetido a uma intervenção cirúrgica por volta das 03:00 hs. Vários médicos lutavam para salvar sua vida. Porém, seu estado de saúde é delicado.

"Não se conhecem as causas do acidente, é o que se está investigando, sabemos que o piloto se reportou a torre de controle do Aeroporto Mariano Escobedo, na cidade de Monterrey, em Nuevo León, mas no teve contato com o aeroporto de Ramos Arizpe", informou Doguin Martínez.

O avião com 3,6 toneladas de peças para carros, da empresa General Motors, ficou reduzido a cenzas, exceto uma parte da cabine e da fuselagem.

As manobras de resgate foram difíceis, principalmente a retirada do co-piloto, que levou uma hora e, só depois, o piloto Mjcintosh foi retirado, o que levou mais duas horas.

O agente do Ministério Público do Foro Comum, Guadalupe Duarte de Alejandro, entregou ao comandante da Direção de Aeronáutica Civil, Alejandro Ramirez as "caixas- pretas" do avião com as gravações de voz e de dados que serão enviadas para análise num laboratório dos Estados Unidos a fim de determinar as causas do acidente.

Fonte: El Universal - Fotos: Miguel Sierra / Francisco Espinoza (Vanguarda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário