segunda-feira, 28 de julho de 2008

Aviões 'siameses' levarão nave de turismo ao espaço

WhiteKnightTwo foi apresentado ao mundo nesta segunda-feira (28).

Aeronave servirá de plataforma de lançamento para a SpaceShipTwo.



WhiteKnightTwo tem a aparência de dois aviões "grudados" pelas asas

A empresa britânica Virgin Galactic apresentou nesta segunda-feira (28) a aeronave WhiteKnightTwo, que servirá de "plataforma de lançamento" para a primeira nave particular de turismo espacial, a SpaceShipTwo.

Com isso, fica faltando apenas a própria SpaceShipTwo ser apresentada ao público. Os vôos comerciais devem começar em 2009 - e um brasileiro já está na fila de espera para os primeiros lugares.

Aeronave faz parte de ambicioso projeto da empresa do bilionário Richard Branson

Companhia promete fazer os primeiros vôos já no próximo ano

Batizada de Eve, em homenagem à mãe do dono da empresa, Richard Branson, a WhiteKnightTwo foi desenvolvida durante quatro anos no Deserto de Mojave, no Estado americano da Califórnia.

De acordo com a Virgin Galactic, a aeronave terá como função transportar a espaçonave a uma altura de 15 km, de onde a lançará para o espaço.

Em questão de segundos, os turistas espaciais vão voar a uma velocidade três vezes superior à do som até que a nave atinja uma distância de 110 km da Terra.

Ausência de gravidade

Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder estão deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem.

A nave iniciará em seguida o retorno à Terra. Serão vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma volta completa em torno do planeta.

O primeiro vôo deve transportar 250 turistas espaciais, que pagaram US$ 200 mil para garantir um lugar a bordo. Entre eles está o brasileiro Bernardo Hartogs, de 53 anos.

A Virgin Galactic promete aos turistas espaciais uma experiência "intensa, maravilhosa e verdadeiramente inesquecível".

A SpaceshipTwo ainda está sendo fabricada. A Virgin espera operar os primeiros testes com a WhiteKnightTwo na segunda metade deste ano.


Ilustração mostra o WhiteKnightTwo soltando a nave espacial SpaceShipTwo

Fontes: G1 / BBC - Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário