terça-feira, 29 de julho de 2008

Funcionários da Infraero entram em greve

Movimento nos aeroportos deve ser afetado a partir das 4h, diz sindicato.

Trabalhadores fazem assembléia às 8h30 para avaliar contraproposta da Infraero.


Os funcionários da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), estatal que administra os principais aeroportos do país, estão em greve desde as 0h desta quarta-feira (30).

Segundo o diretor de imprensa do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Jorge Luiz, pararam às 0h os trabalhadores das áreas de segurança, manobra, navegação aérea, segurança e manutenção.

O movimento, segundo Luiz, só deve ser afetado a partir das 4h, horário em que aeroportos como o Galeão, no Rio, e Cumbica, em São Paulo, são abertos. A paralisação deve afetar os setores de controle de vôo e de pista, além do despacho e recebimento de cargas.

O diretor garante que, pelo menos, 30% dos 11.500 funcionários seguirão no trabalho.

A categoria pede reajuste salarial, aumento no valor do vale-alimentação, participação nos lucros e mudanças no plano de carreira. Às 8h30 desta quarta, assembléias em alguns aeroportos vão avaliar a contraproposta feita pela empresa.

Aeroportos

Veja a lista dos aeroportos onde os funcionários prometem parar:

Em São Paulo - Ficam prejudicadas operações nos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, na capital; no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana; no Aeroporto de Viracopos, em Campinas; no aeroporto de São José dos Campos.

No Rio de Janeiro - Ficam prejudicadas operações nos aeroportos Santos Dumont, Galeão e Jacarepaguá, na capital, e no aeroporto de Campos.

Entram em greve também funcionários da Infraero nos aeroportos de Campo Grande, Cuibá, Fortaleza, Porto Alegre, Vitória, Imperatriz (no Maranhão) e Londrina (no Paraná).

Infraero

Em nota oficial, a Infraero afirmou que "está preparada para operacionalizar" os aeroportos.

Veja a íntegra da nota:

"Com relação às últimas negociações com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários – SINA, a Infraero esclarece que nesta terça-feira (29/07) deu continuidade às tratativas a fim de reavaliar os pleitos solicitados pela categoria.

A Infraero ressalta que sempre negociou com as lideranças sindicais da casa e que a diretoria nunca se furtou ao diálogo a fim de obter uma melhor proposta que atendesse aos funcionários e a Empresa. “Acredito que as negociações levadas a cabo entre nós atingiram os seus objetivos”, diz o presidente da estatal, Sergio Gaudenzi.

Ainda segundo o presidente, a situação caminha para a tranqüilidade.

“Nós concluímos mais uma etapa e não restam mais pendências. Quero tranqüilizar os passageiros que utilizam os aeroportos administrados pela Infraero e lembrar que a empresa está preparada para operacionalizar plenamente os aeroportos. Todas as providências nesse sentido já foram adotadas”, afirma Gaudenzi."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário