sábado, 23 de agosto de 2008

Nasa destrói foguete experimental que levava dois satélites

O lançamento

A explosão

A Nasa, a agência espacial americana, informou hoje que um foguete experimental que levava dois satélites de pesquisas teve que ser destruído por causa de um defeito quando foi lançado nesta sexta-feira (22) pela manhã.

O foguete suborbital da empresa Alliant Techsystems, que levava dois satélites descritos pela Nasa como "experimentos hipersônicos", tinha se desprendido da Instalação de Vôo Wallops na Virgínia, informou a agência espacial, que acrescentou que a destruição não causou ferimentos em ninguém, nem danos.

"Acredita-se que a maior parte dos restos do foguete tenha caído no oceano Atlântico", afirmou a agência. "Mas há alguns relatos, ainda não confirmados, de que foram vistos pedaços em terra", acrescentou.

Esses pedaços do foguete e dos satélites "podem ser tóxicos", advertiu a Nasa, que pediu às pessoas de que, caso os encontrem, não toquem neles e que avisem sobre sua localização ao Centro de Operações de Emergência em Wallops.

A Nasa expressou sua "decepção por esta falha", e explicou que a anomalia ocorreu cerca de 27 minutos depois do lançamento, mas que as causas não foram determinadas.

Fonte: EFE - Fotos: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário