segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nasa adia indefinidamente missão de reparos do telescópio Hubble

Satélite teve problemas de comunicação com o solo no fim de semana.

Agência espera conseguir conduzir a missão em fevereiro de 2009.


Na foto, o Telescópio Espacial Hubble em órbita da Terra

A Nasa convocou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (29) para comunicar o adiamento, sem prazo definido, da missão do ônibus espacial para reparar e atualizar, pela quarta vez, o venerável Telescópio Espacial Hubble.

A decisão veio depois da detecção de problemas, no fim de semana, para que o satélite transmitisse seus dados científicos para a Terra. Os astronautas que estavam treinando para a missão também estavam atrasados em seu cronograma, a despeito de o ônibus espacial Atlantis já estar na plataforma, para decolar no dia 14.

"É claro que o [vôo em] 14 de outubro está totalmente descartado", disse John Shannon, diretor do programa dos ônibus espaciais. "O adiamento é indefinido, mas a missão poderia ser conduzida em fevereiro próximo."

Com os problemas, aumentam os temores de que o Hubble esteja mesmo perdido. Sem missões de atualização a cada cinco ou seis anos, as peças que ajudam o satélite a ser apontado para os objetos que ele observa acabam falhando. E se o número de falhas crítico acontece antes de reparos, fica impossível controlar o satélite para que o ônibus espacial se encontre com ele.

Enquanto isso, a Nasa também corre contra o tempo para concluir a construção da Estação Espacial Internacional e aposentar a frota de ônibus espaciais até 2010, conforme diretriz estabelecida pelo presidente George W. Bush. Mas nem isso está garantido; a pedido dos candidatos à Casa Branca, a Nasa já estuda a hipótese de manter os veículos operando além da data-limite imposta pelo plano de Bush.

Fonte: G1 - Foto: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário