sexta-feira, 1 de maio de 2009

Avião cai e fere 2 no Comando de Aviação do Exército em SP

Aeronave caiu sobre 23 motos em Taubaté (SP)

Foto: divulgação

Um avião de treinamento modelo Aero Boero AB-115, do Aeroclube de Taubaté, caiu às 12h45 desta quinta-feira (30) a cerca de 200 metros da cabeceira da pista do Cavex (Comando de Aviação do Exército) e deixou duas pessoas feridas.

A aeronave, prefixo PP-GON, atingiu 23 motocicletas que estavam no pátio de estacionamento da unidade. No momento da queda, não havia militares nas proximidades.

Logo após o acidente, o Pelotão de Combate a Incêndios do Cavex foi acionado, prestou socorro imediato às vítimas e evitou a ocorrência de um incêndio no local em função do derramamento de combustível e demais produtos inflamáveis.

O piloto da aeronave é o capitão Eduardo do Amaral Silva, que trabalha no 2º Bavex (Batalhão de Aviação do Exército). Silva estava no horário de almoço e aproveitou o intervalo nas atividades para fazer um vôo de instrução com o aluno Lúcio Flávio Campos Torres, que é civil.

Fotos: divulgação

O instrutor do aeroclube sofreu um trauma leve no crânio e foi levado para o Hospital Regional do Vale do Paraíba, sendo atendido pela equipe de neurocirurgia da unidade. O aluno, com ferimentos leves, foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Taubaté.

Segundo o major Danilo Mota Alencar, chefe de Comunicação Social do Cavex, os dois não sofreram ferimentos graves. "O Lúcio foi medicado e será liberado ainda hoje. O Eduardo deverá permanecer em observação no hospital e será submetido a uma tomografia em função de um corte que ele teve na cabeça".

Segundo o major, os militares do Cavex cercaram a área do acidente para preservá-la. "O importante é que não houve fatalidade. O avião caiu a cerca de 200 metros da cabeceira da pista e as causas do acidente ainda são desconhecidas", disse o major.

Alencar disse que não houve interrupção do tráfego aéreo no Cavex em função do acidente. "O acidente não afetou a operação do aeroporto."

Em relação às motos danificadas, o major disse que os proprietários deverão ingressar com uma ação na Justiça cobrando do aeroclube o ressarcimento pelos prejuízos. "Como o dano foi ocasionado por uma aeronave do Aeroclube de Taubaté, deve ser protocolada uma ação civil pública por parte dos proprietários das motos cobrando o pagamento dos danos."

Fotos: Marcelo Pedroso (espacial para o Terra)

Fontes: Terra / Folha Online / VNews / TV Vanguarda

O Avião

MATRÍCULA: PP-GON
Fabricante: AERO BOERO (fabricação Argentina)
Modelo: AB-115
Número de Série: 344B
Tipo ICAO : AB11
Tipo de Habilitação para Pilotos: MNTE
Classe da Aeronave: Avião de 1 motor convencional
Peso Máximo de Decolagem: 770 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 000
Categoria de Registro: PRIVADA INSTRUCAO
Número dos Certificados (CM - CA): 14078
Situação no RAB: CESSAO DE USO
Data da Compra/Transferência: 050593
Data de Validade do CA: 10/07/13
Data de Validade da IAM:110709
Data de Validade do Seguro: 08/08/09
Situação de Aeronavegabilidade: Normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário