sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Governo diz que não há sobreviventes após acidente aéreo na Venezuela

Avião deixou a cidade de Mérida e iria para Caracas.

Aeronave tinha 43 passageiros e três tripulantes.

Vista geral de onde o avião venezuelano se chocou (Foto: Reuters)


Imagem do local exato do acidente mostra que choque com montanha reduziu a aeronave a pó. (Foto: Reuters)

Um helicóptero da equipe de resgate encontrou o avião com 46 pessoas que havia desaparecido na quinta-feira (21) na Venezuela, nos Andes.

Segundo uma fonte do governo venezuelano, "não há sobreviventes". A informação foi dada pelo general Ramón Viña, do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela.

Um dos bombeiros que participa do resgate, o sargento Jodi Paz, afirmou para o canal de TV Globovisión que o avião foi localizado "praticamente pulverizado" e que o impacto aconteceu de "forma direta" em montanha dos Andes.

A operação de busca e resgate dos 43 passageiros e três tripulantes começou na manhã desta sexta-feira (22) nos Andes após as autoridades receberem informações locais de que a aeronave havia caído na região.

O aparelho da Santa Bárbara Airlines foi declarado desaparecido no final da tarde de quinta-feira pelo Serviço de Resgate Aéreo (SAR) venezuelano.

O avião, um bimotor turboélice ATR42, de fabricação franco-italiana, partiu da cidade de Mérida, 500 km a sudoeste de Caracas, e seguia para o aeroporto Simón Bolívar, na capital venezuelana.

O vôo teve início às 17h45 local (19h45 Brasília) e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.

"Neste momento, os grupos de resgate estão a caminho para confirmar a informação", disse o diretor da Proteção Civil (PC) de Mérida, Noel Márquez, antes de informar que o local fica 4.750 metros sobre o nível do mar, próximo ao lago La Pernada.

O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.

"Imediatamente ativamos a operação de busca e resgate", acrescentou Márquez. Helicópteros também serão usados na missão. A área do acidente, um terreno íngreme, registrava temperaturas entre dois e quatro graus Celsius no momento da queda.

Fontes: G1 / France Presse / Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário