A aeronave realizava a aproximação para a aterrissagem no aeródromo de Bad Waldsee, mas caiu num pequeno lago. As razões da queda ainda são desconhecidas.
Fonte: Schwäbische Zeitung Online (Alemanha)
As principais notícias sobre aviação e espaço você acompanha aqui. Acidentes, incidentes, negócios, tecnologia, novidades, curiosidades, fotos e vídeos.
Às 16:50 hs em Rustenburg
O helicóptero Rotorway Executive 162 F, prefixo ZU-RAT, sofreu uma pane no rotor da uma cauda e o piloto tentou realizar uma aterrissagem em auto-rotação no sábado (30) às 16:50 (hora local) na África do Sul, mas a aeronave chocou-se contra uma colina e caiu, explodindo em chamas.
O acidente aconteceu a 6 milhas a oeste de Rustenburg, na província North West.
O piloto da Creative and Industrial Coatings escapou com vida do acidente.
Fonte: ASN - Fotos: Piloto do Helicóptero
O helicóptero acidentado
Um homem de 78 anos a caminho de Bedfordshire num helicóptero Enstrom 280 que havia decolado em Plymouth Bedford caiu em Haytor, Dartmoor, em Devon.
Em outro acidente, um homem e duas mulheres estavam a bordo de um avião que fez uma aterrissagem de emergência numa área alagada próxima a Exminster, também em Devon.
O piloto do helicóptero - o único ocupante da aeronave - não se feriu gravemente no acidente, que aconteceu às 12:25 (hora local) de sábado (30). Mas ele sofreu uma lesão do braço após subir na aeronave afim de verificar os danos.
Os serviços de emergência cuidaram do vazamento de combustível da aeronave. Os bombeiros deixaram a área coberta com espuma para torná-la segura.
A polícia local informou que as más condições climáticas, com nuvens baixas, contribuíram para a queda do helicóptero.
Aterrissagem forçada
Equipes de resgate chegam aos destroços de avião que caiu no Equador
Patrulhas de resgate encontraram neste domingo (31) a fuselagem e os corpos de três tripulantes do avião de carga venezuelano, que caiu sábado à noite em um local remoto andino do centro do Equador, minutos antes de aterrissar no aeroporto da cidade de Latacunga.
Cristina Medina, da Cruz Vermelha Equatoriana (CRE), disse que os destroços do avião, em cujo interior foram encontrados os corpos dos três tripulantes, foram achados em um lugar conhecido como Cerro Azul, junto à montanha Illiniza, no centro dos Andes equatorianos.
Ela acrescentou que a descoberta aconteceu às 14h (16h em Brasília), após 16 horas de intensa busca pelas patrulhas formadas por escaladores de montanha dessa instituição, do Exército e da Polícia.
Já uma fonte do Comando Conjunto das Forças Armadas indicou que, no momento, estão tentando identificar os corpos dos falecidos. "As patrulhas chegaram ao local, Cerro Azul, e encontraram a fuselagem e os corpos. Estão tentando identificá-los e evacuá-los desse lugar", acrescentou a fonte militar.
Desaparecidos
A tripulação do avião Boeing 737-300 da companhia de carga venezuelana Conviasa, que foi declarado desaparecido na noite de de sábado, era integrada pelo capitão Pedro Menderi, o co-piloto Gerardo Rangel e um mecânico, cujo nome se desconhece.
O lugar do acidente é uma zona de difícil acesso, agravada pelas más condições climáticas, disse Medina. Ela afirmou que Cerro Azul é uma elevação que se encontra na face sul dos Illinizas, uma formação montanhosa que tem dois picos.
Mais de 200 pessoas, entre a equipe da CRE, do Exército, da Cruz Vermelha e dos Bombeiros rastrearam vários setores próximos ao vulcão Cotopaxi, onde a princípio se achava que poderia ter caído o avião venezuelano.
Os montes Illinizas e seu vizinho, Cerro Azul, se encontram perto e em frente ao vulcão Cotopaxi, que domina a entrada aérea para o aeroporto de Latacunga, cidade situada a cerca de 90 quilômetros ao sul de Quito.
Já a Direção de Aviação Civil (DAC), formou uma Junta de Investigação de Acidentes (JIA), encarregada de encontrar as causas do acidente.
Fontes: G1 / EFE
DADOS DO AVIÃO
Jatos da Força Aérea turca se apresentam no Dia da Vitória
Força especial do Exército turco faz acrobacias em comemoração do 30 de agosto
Grupo se apresenta em Ancara neste sábado. O Dia da Vitória marca a maior conquista militar contra os gregos em 1922, que abriu caminho para a consolidação da Turquia moderna
Fontes: G1 / France Presse - Fotos: Adem Altan (AFP)
Ao firmar o acordo de longo prazo, a força militar norte-americana irá economizar US$ 449 milhões, pouco mais de 10%, do valor de compra total desses helicópteros. O preço médio por aparelho, segundo agências especializadas em aeronaves militares, é de US$ 20 milhões.
Entre os 181 pedidos firmes, 109 serão aeronaves novas e 72 serão helicópteros reformados - que têm parte de sua fuselagem fabricada com materiais novos.
O Exército dos EUA informou que o Congresso do país deu sua autorização para firmar o contrato de longo prazo em dezembro de 2007, quando a força americana começou as negociações com a Boeing.
Atualmente, a fabricante entregou 48 unidades do CH-47F ao Exército dos EUA, que tem planos para receber - incluindo o novo pedido - 452 aparelhos no total.
De acordo com o diretor do programa do Chinook da Boeing, Jack Daugherty, o interesse de estrangeiros pelo helicóptero de transporte também tem aumentado. Ele comentou que a Holanda adquiriu seis unidades da aeronave, com a primeira entrega marcada para o início de 2009. A empresa também negocia a venda de 16 helicópteros para o Canadá e outras 16 - com mais quatro opções - para a Itália.
A Boeing divulgou ainda a venda de quatro aeronaves Chinook a um cliente não identificado no Oriente Médio. Além disso, afirmou Daugherty, o governo dos EUA já recebeu uma carta de intenção do Egito para a aquisição desses helicópteros.
O CH-47F é a versão mais moderna do CH-47 original, desenvolvido no início da década de 1960, e que foi usado pela primeira vez em combate durante a guerra do Vietnã. Com dois rotores principais (sem a pequena hélice de estabilização), o aparelho pode levantar e transportar cargas pesadas, além de pequenos grupamentos de soldados.
Fonte: José Sergio Osse (Valor Online) - Foto: Divulgação (Boeing)
Neil Armstrong, à esquerda, o primeiro homem a caminhar na Lua; John Glenn Jr (centro); o primeiro americano a orbitar a Terra; e James Lovell, comandante da Apollo 13, durante encontro histórico, de 19 de astronautas, nesta sexta-feira (29), como parte dos 50 anos da Nasa, completados em julho.
Fonte: G1 - Foto: Jason Miller (AP)
Bandeira foi retirada do mastro após furto de holofote
O furto aconteceu há cerca de dez dias, segundo a Subprefeitura de Santo Amaro. Agora os familiares das vítimas buscam uma parceria que possa arcar com os custos de colocar seguranças no local.
Segundo o administrador de empresas Sergio Palmieri, de 63 anos, pai de uma das vítimas, os equipamentos só voltarão a ser colocados na área quando houver segurança que evite a ocorrência de um novo crime. “Para nós aquele local é sagrado, devido de todo respeito. Fiquei chocado ao saber o que aconteceu”, disse ele.
Na quarta-feira (27), houve uma reunião entre membros da associação de parentes e amigos das vítimas do acidente (Afavitam) e representantes da subprefeitura para discutir sobre o furto.
A área foi doada pela TAM para a Prefeitura de São Paulo, que tem projetos de construir um memorial em homenagem às vítimas no local. De acordo com a assessoria de imprensa da subprefeitura, a bandeira foi retirada da área, pois por lei não pode ficar em local sem iluminação.
Para o presidente da Afavitam, Dário Scott, pai da garota Thais, morta no acidente, o episódio mostra a falta de respeito das pessoas pela área. “Aquele local é muito importante para nós familiares. Todo mundo soube do acidente, mas as pessoas não têm respeito por nada”, afirmou.
A assessoria de imprensa da TAM informou que, como o terreno foi doado, não é responsável pela segurança do local.
Fonte: G1 - Foto: Ernesto Rodrigues (Agência Estado)
Carros funerários deixam local onde mortos do acidente aéreo de Madri são identificados, em 24 de agosto
Um dos sistemas de freios do avião MD-82 da Spanair que caiu no dia 20 de agosto em Madri estava desativado, informa o jornal "El País", que acrescenta que isto não impedia a aeronave de voar.
O jornal cita fontes ligadas à companhia aérea, que afirmaram que o "reverso" do motor direito, sistema que inverte a expulsão de ar dos motores, contribuindo para frear um avião no pouso, havia sido desativado por um problema técnico anterior.
Questionados pela agência de nótícias France Presse, porta-vozes da Spanair se recusaram a fazer comentários. Segundo o "El País", um MD-82 pode voar alguns dias com apenas um "reverso", que não é o único sistema de freio de um avião. O jornal "ABC", que cita fontes ligadas à investigação judicial, informa que o MD-82 sofreu uma avaria no "reverso" do motor direito no dia 17 de agosto.
A catástrofe, na qual 154 pessoas morreram - entre elas o brasileiro Ronaldo Gomes Silva - e outras 18 sobreviveram, aconteceu no momento em que um avião MD82 da Spanair, que iniciava viagem para as Ilhas Canárias, bateu contra o chão junto a uma das pistas do aeroporto e se incendiou. Ainda não há informação oficial sobre o motivo do acidente.
Funeral
O funeral que ocorrerá em Madri para os mortos na tragédia do avião da Spanair foi adiado para 11 de setembro, noticiou o jornal "El País" nesta quarta-feira (27).
Segundo a agência de notícias France Presse, a cerimônia, que estava programada para o dia 1º de setembro, foi transferida para facilitar a presença das autoridades. Já de acordo com o "El País", a dificuldade de se concluir a identificação dos corpos é o principal motivo da mudança de data. Até hoje, foram identificados 112 mortos no acidente.
Ainda segundo a reportagem do periódico espanhol, uma das pessoas feridas no acidente apresentou melhora em seu estado de saúde no começo desta semana.
Sobrevivente
A espanhola Beatriz Reyes, que sobreviveu ao acidente com um avião da Spanair ocorrido no aeroporto de Barajas, em Madri, na quarta-feira passada, disse nesta terça-feira (26) que não sentiu nada estranho antes da decolagem do avião, até o momento em que "girou a asa" e depois notou um "forte golpe".
Reyes, de 41 anos, que inclusive conseguiu ajudar duas crianças feridas no local do acidente, deu entrevista na qual disse que "nasceu de novo" em 20 de agosto.
Durante a entrevista, a primeira de uma sobrevivente do acidente, Reyes reconheceu que ajudou duas crianças a sair dos destroços do avião e afirmou que qualquer pessoa em sua situação teria feito o mesmo.
A sobrevivente disse que, quando o avião começou a decolar, "talvez não fez isso com tanta força" como é habitual, e que não sentiu nada até o momento em que "girou a asa" e depois notou "um forte golpe".
Fonte: G1 - Foto: AFP