segunda-feira, 30 de março de 2009

Completa 80 anos o primeiro pouso de avião em Cuiabá

Cuiabanos se reuniram em campo de pouso improvisado para assistir ao primeiro pouso de um avião na capital.

Um Avro Avian semelhante ao utilizado no 1º pouso de um avião em Cuiabá

Já se passaram 80 anos. Cerca de dois mil cuiabanos se reuniram em uma chácara onde hoje é o bairro Pico do Amor, nas proximidades da avenida Fernando Corrêa da Costa. Lá existia uma fábrica de sabão e, nos fundos, uma grande área de 400m por 200m. O local fica perto de onde hoje existe o viaduto da avenida Miguel Sutil. Quando o Avro Avian Cirrus III pousou, a população vibrou. E os pilotos Antônio Reynaldo Gonçalves e Vasco Cinquini entraram para a história da aviação em Mato Grosso.

A aventura começou pouco antes, quando o então presidente da Província de Mato Grosso, Mário Corrêa, um dos maiores incentivadores da aviação no Estado, anunciou um prêmio em dinheiro ao primeiro piloto que pousasse com seu avião em solo cuiabano. A primeira dupla que se preparou para a empreitada era formada pelos pilotos Hans Gusy e Antônio Lisboa. Eles anunciaram que fariam o primeiro voo a Cuiabá, com pouso previsto para os dias finais do mês de março de 1929. Os cuiabanos esperaram por Hans e Lisboa naquela tarde do dia 28 de março, mas acabaram aplaudindo foi Cinquini e Reynaldo. Um problema no avião de Hans lhes custou dias de atraso, o prêmio anunciado por Mário Corrêa e páginas em livros de história.

Antônio Reynaldo Gonçalves era capitão-aviador da Aviação da Força Pública do Estado de São Paulo. Vasco Cinquini era aviador e mecânico. Eles partiram de Santos (SP) no biplano Avro Avian com um motor de 90 hp ADC Cirrus III, que alcançava a velocidade máxima de cerca de 156 km/h. Os dois fizeram três escalas antes de desembarcar na capital mato-grossense. Passaram por Três Lagoas (MS) e Campo Grande (MS). Também estava previsto pouso em Corumbá, mas a cidade não possuía campo de aviação e por isso a última escala foi em Puerto Suarez, na Bolívia.

O pouso do Avro Avian comandado por Reynaldo e Cinquini foi pontualmente às 17h30 do dia 28 de março de 1929. Os dois foram recebidos com festa pelo presidente Mário Corrêa, que deu o prêmio anunciado: 20 contos de réis. Vasco Cinquini teria doado parte do dinheiro à Santa Casa de Misericórdia. No dia 1º de abril, às 15h30, pousava o avião de Hans Gusy e Antônio Lisboa. Naquele mesmo dia, duas horas mais tarde, Dom Aquino Corrêa batizou o avião de Cinquini com o nome 'Mato Grosso'.

Bandeirantes do ar

A façanha de Reynaldo e Cinquini foi registrada e publicada em um jornal paulista em março daquele ano. O periódico destacava a viagem dos dois pilotos que "cortavam o espaço em linha reta fazendo a trajetória das bandeiras, onde há dois séculos mostraram ao mundo a terra da fartura onde o ouro recama o solo". O trecho foi citado no livro "Mato Grosso Voa", do mato-grossense Marco Aurélio Corrêa Pacheco. O autor, também piloto, conta no livro a história da aviação no Estado.

Gusy e Lisboa partiram do Rio de Janeiro em uma aeronave Klemm L-20 e só não chegaram antes a Cuiabá devido a um acidente sofrido por eles em Mogi das Cruzes (SP). O motor do avião deles falhou logo após a decolagem e a dupla foi obrigada a fazer um pouso forçado. O impacto acabou causando problemas na hélice e também em uma das rodas do trem de pouso. O acidente provocou um atraso na viagem e Gusy e Lisboa acabaram sendo 'ultrapassados' por Reynaldo e Cinquini nessa corrida por Cuiabá. O fato foi publicado no jornal "A Notícia", de Três Lagoas, em março daquele ano.

Os pilotos permaneceram em Cuiabá por dois ou três dias após o voo histórico. Aproveitaram o período para realizar voos panorâmicos pela cidade, para deleite da população cuiabana. Em seguida, deixaram Cuiabá em direção ao Rio de Janeiro. Posteriormente, Vasco Cinquini vendeu o avião 'Mato Grosso' para a Força Pública por 30 contos de réis.

Primeiro sobrevoo

Reynaldo e Cinquini foram os primeiros a pousar em solo cuiabano, mas dois anos antes outro avião já riscara os céus mato-grossenses. O marquês italiano Francisco de Pinedo pilotou um hidroavião Savóia Marchetti S.55, chamado Santa Maria, e passou por Cáceres também em março, mas do ano 1927. Ele estava em viagem pela América do Sul e saíra de Assunção, no Paraguai. Em Cáceres, recebeu homenagens das autoridades locais naquela oportunidade.

Fontes: ExpressoMT / tvca - Foto: airwaveyachts.com.au

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