sexta-feira, 28 de março de 2008

Boeing descarta ingressar no mercado de jatos regionais

A norte-americana Boeing prevê forte crescimento na demanda de aeronaves em mercados emergentes como Brasil, China e Índia. Nem por isso, a companhia tem planos de ingressar no mercado de jatos regionais, aviões com 90 ou menos assentos adotados por algumas das empresas aéreas desses países.

Segundo Randy Tinseth, vice-presidente de marketing da divisão comercial da empresa, a Boeing "não tem intenção de atuar nesse mercado".

"Continuaremos a acompanhar e monitorar os movimentos do segmento, mas ele não está nos nossos planos", afirmou a jornalistas em São Paulo nesta sexta-feira.

Segundo as estimativas de mercado apresentadas pela Boeing, a demanda por aeronaves na América Latina será de 1,73 mil aeronaves, só perdendo para a China. O número equivale a algo como 120 bilhões de dólares, dos quais 8 por cento representam jatos regionais -a menor fatia dentro da demanda até 2026.

A maior parte, ou 79 por cento dos aviões que serão vendidos, de acordo com a previsão da companhia, será de aeronaves entre 100 e 200 assentos e um único corredor.

Os executivos da companhia também lembraram que a competição no segmento de jatos regionais já é grande e promete se acirrar, com a possibilidade da entrada da Mitsubishi e da russa Sukhoi, além de já ser dominado por Embraer e Bombardier, respectivamente brasileira e canadense.

"Os jatos regionais têm um mercado, mas é um mercado que responde por 8 por cento do total", ressaltou John Wojick, vice-presidente de vendas para América Latina e Caribe.

Além disso, Tinseth afirmou que a visão da Boeing é de que as companhias aéreas vão sofrer cada vez maior pressão por controle de custos, com a alta do combustível de aviação, e por melhor aproveitamento de suas frequências -o que, na avaliação do executivo, deve beneficiar aeronaves maiores.

CRISE NOS EUA

Para Wojick, o crescimento esperado para regiões como Ásia-Pacífico e América Latina deve compensar um período de desaquecimento no mercado norte-americano. Além disso, ele lembra que hoje a Boeing tem um melhor equilíbio entre os países em sua carteira de pedidos, o que a torna menos dependente dos Estados Unidos.

Até 2001, por exemplo, os EUA respondiam por cerca de 60 por cento da carteira de pedidos da Boeing, índice que no final de 2007 era de 11 por cento.

"É claro que uma crise nos Estados Unidos deve ter algum impacto nos demais mercados, mas os países emergentes irão continuar a crescer rapidamente. Essas regiões devem garantir o equilíbrio", disse.

Na projeção da Boeing para 20 anos entre 2007 e 2026, o crescimento médio do tráfego aéreo deve ficar em 5 por cento. Na América Latina, a expansão média esperada é de 6,2 por cento.

"Os economistas afirmam hoje que a crise nos Estados Unidos é moderada", acrescentou Tinseth. Os executivos da empresa acreditam que ela dure algo como dois ou três anos.

Fontes: O Globo / Reuters

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