sexta-feira, 30 de maio de 2008

Geórgia interrompe vôos de aviões sem piloto sobre a Abkházia

O embaixador da Geórgia na ONU afirmou nesta sexta-feira ao Conselho de Segurança que seu país interrompeu os vôos de aviões sem piloto sobre a região separatista da Abkházia depois que um relatório do organismo mundial determinou que um desses aparelhos foi derrubado pela Rússia.

Irakli Alasania fez esse comunicado, mas enfatizou que, se houver uma ameaça contra a segurança de seu país, a Geórgia exercerá seu direito soberano de recorrer aos vôos de reconhecimento.

O informe da ONU emitido esta semana apoiou a denúncia da Geórgia de que um caça russo derrubou um avião espião em 20 de abril passado no espaço aéreo georgiano sobre a Abkházia, em violação aos acordos de cessar-fogo.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, por sua vez, considerou nesta sexta-feira que é um "disparate" e "desonesta" a análise no Conselho de Segurança da ONU do caso do avião sem piloto derrubado sem a participação da região separatista da Abkházia.

"É disparatado examinar este assunto sem a Abkházia. O fato de se rejeitar o direito a participar nesta análise faz pensar que se trata de um projeto desonesto", disse Lavrov.

Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário