quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Polícia fecha rádio pirata que interferia no aeroporto de Cumbica

Estúdio funcionava a menos de 3 km do maior terminal aéreo do país.

Sinal interferia na comunicação entre aviões e a torre de controle.




Uma operação da Polícia Civil de São Paulo tirou do ar nesta quinta-feira (19) uma rádio pirata que interferia no trabalho dos controladores de vôo do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

Também foi fechada nesta quinta-feira uma rádio que funcionava dentro da Unicamp. A universidade não quis comentar o fato. A Anatel informou que a fiscalização das rádios piratas é constante. O telefone para denunciar é 133.

Em Guarulhos, Durante duas semanas a reportagem gravou como a interferência dessas rádios atrapalha na comunicação entre os pilotos e a torre de controle dos principais aeroportos do país. Durante um dos diálogos, quando a rádio transmitia um funk, o piloto chega até a comentar sobre a escolha das músicas.

Os pilotos identificam a frequência da rádio que está interferindo e comunicam a torre. Os pilotos reclamam do problema que coloca em risco a segurança de milhares de pessoas.

Nesta quinta, a ação da polícia foi simultânea em dois locais onde a rádio funcionava. Um grupo de investigadores entrou em um sobrado onde funcionava a torre de transmissão. Era um imóvel alugado pelo dono da rádio pirata. O dono da casa diz que recebia R$ 200 de aluguel.

Outros policiais foram para o estúdio. A investigação mostrou que a programação era transmitida de outro lugar, uma casa com câmera de monitoramento e com portão de ferro trancado. A rádio estava no ar logo cedo.

Mas, assim que os policiais bateram no portão, a rádio saiu do ar. Dentro da casa estava apenas um rapaz que se recusou a abrir a porta. Segundo a polícia, esta era apenas uma das várias rádios piratas que interferem na comunicação entre aviões e aeroporto.

Proximidade

Os aviões passam sobre a rádio pirata quando estão estão prestes a pousar. A programação era transmitida de uma casa que fica a menos de 3 km do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

De acordo com Agência Nacional de Telecomunicações, em 2008 foram fechadas em 1.252 rádios piratas em todo o país.

Fontes: G1 / Jornal Hoje (TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário