terça-feira, 1 de julho de 2008

Pássaro provoca queda de avião em Portugal

Aeronave tocou num cabo, aterrou de emergência e pegou fogo

Um pássaro provocou a queda de uma avioneta, no sábado (28), ao início da tarde, perto de Tavira. Com o susto, e para se desviar da ave, o piloto acabou por atingir um cabo eléctrico e teve de fazer uma aterragem de emergência num terreno, a poucos metros da pista do aeródromo. Já no solo, a aeronave pegou fogo e foi totalmente consumida pelas chamas.

O acidente ocorreu por volta das 13h00, quando a avioneta – um Jabiru – chegava ao aeródromo de Tavira. A bordo seguia um casal, que vinha de Benavente para participar no 10º aniversário do Aeroclube de Tavira. "Felizmente, os dois ocupantes conseguiram sair sem grandes ferimentos", explicou ao CM Carlos Ramos do Carmo, presidente do Aeroclube de Tavira. "A senhora não tinha nada, só o piloto é que tinha uns arranhões num cotovelo", referiu ainda Carlos Ramos do Carmo, explicando que o casal "foi só fazer umas radiografias, mas deve voltar para participar nas comemoração".

Ainda de acordo com o presidente do Aeroclube de Tavira, a avioneta só se incendiou porque "na altura do acidente, e devido ao pânico que se gerou, os ocupantes saíram sem desligar o motor".

A meio da tarde, fonte do Hospital Central de Faro, para onde o casal foi transportado, referiu que tanto o piloto como a passageira não apresentavam ferimentos de gravidade e "já tinham tido alta".

Segundo Francisco Ignácio, um dos participantes no encontro, o aeródromo "está muito baixo e tem muitos cabos à volta". Situaçãoqueprovoca"dificuldades para aterrar", explica.

Carlos Ramos do Carmo recusa estas críticas, assegurando que o local tem todas as condições. "Há sempre ventos e situações imprevistas", argumentou, acrescentando que "nem o Aeroporto da Portela é totalmente seguro".

No local, para controlar o incêndio e isolar a avioneta, estiveram os Bombeiros de Tavira e a GNR.

PORMENORES

Festa

As comemorações do 10.º aniversário do Aeroclube de Tavira juntaram cerca de quarenta avionetas e ultraleves.

Festival

Além do almoço, que assinalou o aniversário, houve também uma demonstração de acrobacias aéreas.

Participantes

Entre os participantes houve pessoas que voaram desde Lagos, Coimbra, Peniche ou mesmo de Espanha para participar na iniciativa.

Fonte: Correio da Manhã (Portugal) - Fotos: Algarve Notícias - Atualizado em 02/07/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário