sábado, 7 de fevereiro de 2009

Avião cai no Amazonas. Quatro pessoas foram resgatadas com vida

Número de vítimas em acidente de avião no AM é incerto

Bombeiros resgatam 6 corpos




O Corpo de Bombeiros resgatou os corpos de seis passageiros do avião EMB-110P1Bandeirante, prefixo PT-SEA, que caiu na tarde deste sábado no rio Manacapuru, afluente do rio Amazonas. Inicialmente, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica informaram que 20 pessoas estavam na aeronave - quatro delas sobreviveram -, entretanto, a empresa proprietária da aeronave afirma que o número de ocupantes do voo pode chegar a 24.

De acordo com a Manaus Aerotáxi, proprietária do avião, a aeronave partiu do aeroporto de Coari. A lista inicial de passageiros, emitida na sede da empresa, em Manaus, tinha o nome de 24 pessoas - 18 passageiros adultos, dois tripulantes e quatro crianças de colo. No entanto, a empresa afirma que há a possibilidade de algumas pessoas inclusas na lista não terem embarcado, segundo informações obtidas pela empresa no aeroporto de Coari.

Somente após o resgate de todos os desaparecidos junto com a aeronave é que será possível saber quantas pessoas estavam a bordo. O único número oficial é de quatro pessoas que foram resgatadas com vida - entre elas uma criança de 9 anos.

O acidente ocorreu por volta das 14h. O Bandeirante saiu de Coari, com destino a Manaus, mas, devido ao mau tempo, pediu autorização para o centro de controle aéreo da capital do Estado para retornar ao aeroporto de onde partiu. O centro autorizou a volta da aeronave, que desapareceu do sinal de comunicação.

O avião teria tentado pousar em uma pista abandonada na comunidade de Santo Antonio, em Manacapuru, que fica próxima ao rio, segundo o oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros do município, capitão Helyanthus Borges. De acordo com a Aeronáutica, o avião caiu a 500 metros da pista.

Os quatro sobreviventes, segundo o capitão, estavam em assentos na cauda do Bandeirantes. Os demais ficaram presos na aeronave, que afundou no rio. No site da empresa, a aeronave aparece com capacidade para 16 passageiros ou 1.500 kg de carga.

Os sobreviventes foram identificados como Brenda Dias Morais, 21, Eric Evangelista da Costa Pessoa, 23, Yan da Costa Liberal, 9, e Ana Lúcia Reis Láurea, 43. Elas foram encaminhadas para o hospital Lázaro Reis, em Manacapuru, e passam bem.

A empresa, por meio da assessoria, informou que o avião tem capacidade para 18 pessoas, com possibilidade de algumas crianças de colo.

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros permanece no local de acidente para resgatar os demais desaparecidos. A prioridade é retirar os corpos da aeronave para depois retirá-la da água, trabalho que deve ser feito com cabos de aço.

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi enviado ao local para auxiliar nas buscas. De acordo com o comando, as condições do tempo dificultam o trabalho de resgate. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar a causa do acidente.

A Anac (Agência Nacional de Avião Civil) informou que a empresa e o comandante do avião tinham documentação regularizada para operar. O nome do piloto não foi informado.

O avião da Embraer EMB 110 Bandeirante, prefixo PT-SEA, que cai no Amazonas

Fontes: Folha Online / G1 / Globonews / TV Amazonas - Foto: Divulgação

Dados da Aeronave:

MATRÍCULA: PT-SEA

Fabricante: EMBRAER
Modelo: EMB-110P1
Número de Série: 110352
Tipo ICAO : E110
Tipo de Habilitação para Pilotos: E110
Classe da Aeronave: Avião de 2 Motores turbo helice
Peso Máximo de Decolagem: 5670 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 019

Categoria de Registro: SERVICO TRANSPORTE PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA): 10821
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 110701

Data de Validade do CA: 19/03/10
Data de Validade da IAM: 120409
Data de Validade do Seguro: 29/04/09
Situação de Aeronavegabilidade: Normal

Fonte: ANAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário