domingo, 7 de setembro de 2008

Iraque quer comprar 36 caças F-16 dos EUA

O governo de Bagdad pediu a Washington informação sobre as condições de compra de 36 aviões de combate dos modernos F-16, avançou o Wall Street Journal citando fonte militar conhecedora do processo.

A força aérea dos Estados Unidos tem 300 aviões e helicópteros militares a operar no Iraque e no Afeganistão, a maioria dos quais no Iraque, indica o jornal nova-iorquino num artigo publicado sexta-feira (05).

A potencial aquisição dos F-16 é justificada com a necessidade de reduzir a dependência militar em relação à força aérea americana e ajudaria a aumentar o número de efectivos que os EUA pretendem retirar do Iraque. Por outro lado, os aviões ajudariam a força aérea iraquiana no combate contra rebeldes sunitas e xiitas.

Segundo WSJ, o Pentágono informou recentemente o Congresso sobre a venda a Bagdad de 24 helicópteros de ataque, num valor global de 2,4 mil milhões de dólares.

Incluindo os hélis, o Iraque anunciou plano para comprar aos EUA material até um montante de 10 mil milhões de dólares, incluindo carros de combate, tanques, aviões de transporte, serviços associados e outro equipamento de guerra.

Este programa beneficia empresas como a General Dynamics, Boeing e a Raytheon. Os F-16 são fabricados pela Lockheed Martin.

Fonte: Dinheiro Digital (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário