quarta-feira, 30 de abril de 2008

Airbus fará "grande revisão" de suas entregas do modelo A380

A fabricante européia de aviões Airbus está analisando uma grande revisão de sua meta de entregas para o superjumbo A380 e pode atingi-las, afirmou seu presidente nesta terça-feira (29), elevando a possibilidade de futuros atrasos.

"Estou atualmente conduzindo uma revisão do plano de crescimento", apontou Tom Enders, presidente-executivo da empresa a repórteres nos Emirados Áraber Unidos.

"Estamos conduzindo essa revisão agora mesmo, e podemos atingi-la", afirmou o executivo em resposta a uma questão sobre se a Airbus pode chegar à sua meta de entregas.

A meta da companhia era de 13 entregas da maior aeronave de passageiros do mundo em 2008 e 25 em 2009."Este é um grande aumento e é algo com o qual deve-se ficar preocupado", afirmou, chamando a questão de "assunto difícil".

Um porta-voz da Airbus rapidamente abafou as especulações de atrasos futuros de entrega, dizendo à Reuters após os comentários de Enders: "Estamos confiantes de que ficaremos dentro da meta".

Enders afirmou que a empresa possui capacidade limitada para obter dinheiro cortando empregos porque ela precisa de funcionários para manter suas obrigações de entregas. A Airbus já anunciou planos de cortar 10 mil empregos e vender unidades para reforçar sua competitividade.

O executivo informou ainda que está considerando terceirizar "a maior parte do trabalho de fabricação bem como áreas de engenharia porque o custo é um problema muito sério para com dólar entre 1,50 e 1,60 euro".

A Airbus incorre a maior parte de seus custos de produção em euros, mas vende suas aeronaves em dólar, o que a deixa com uma desvantagem contra sua rival Boeing .

Fontes: Reuters / Brasil Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário