sexta-feira, 25 de abril de 2008

Primeira classe de primeira

As melhores cabines de aviões agora têm portas que dão privacidade ao passageiro, monitor de 23 polegadas e serviços de hotel cinco-estrelas

A Emirates Airline é a única empresa que oferece as cabines com porta e cortinas em vôos que saem do Brasil. A passagem para Dubai custa R$ 18.400

Nas viagens internacionais, a primeira classe sempre teve um apelo especial. Mais espaçosa e com serviços cinco-estrelas, como champanhe à vontade, cardápio diferenciado e talheres de prata, ela se transformou numa espécie de sonho de consumo dos turistas que se espremem na classe econômica ou até de quem viaja na classe executiva. Agora, o assombroso crescimento no número de viagens de executivos está fazendo com que várias empresas invistam em melhorar esse sonho. Além do modelo de negócios de baixo custo, começam a fazer sucesso empresas que apostam no conforto – principalmente em viagens de longa distância. Companhias como a Emirates Airline, dos Emirados Árabes Unidos, a Virgin Atlantic, da Inglaterra, e a Singapore Airline, de Cingapura, considerada a melhor empresa do mundo em 2007, competem para ver quem cria mais mimos para os passageiros da primeira classe.

Poltronas que viram cama já não enchem os olhos de ninguém. A nova primeira classe é composta de cabines individuais, isoladas do resto do avião, e decoradas de forma luxuosa. Elas têm até porta e janelas com persianas, para garantir a privacidade dos passageiros.

Ainda não há nenhuma empresa brasileira nesse mercado. A única que opera no Brasil e oferece as novas cabines é a Emirates, que faz a rota São Paulo–Dubai, com duração de 14 horas sem escalas. Suas cabines têm minibar e armário para guardar casacos. As poltronas (ou camas) são forradas de couro e têm massageador eletrônico. Oferecem também um monitor de cristal líquido de 23 polegadas, com 600 canais de áudio e vídeo. O passageiro tem ainda acesso às imagens de duas câmeras instaladas fora do avião. Segundo a empresa, cada cabine custou US$ 125 mil (R$ 210 mil). Não é por acaso que uma viagem de ida e volta de São Paulo a Dubai custa R$ 18.400, 4,5 vezes mais que a passagem em classe econômica. A empresa não revela quantos passageiros têm embarcado na primeira classe nos seis vôos semanais para Dubai, mas informa que até julho pretende aumentar a freqüência. “Oferecemos um serviço diferenciado, e o brasileiro tem se mostrado disposto a pagar por isso”, diz Ralf Aasmann, diretor-geral da Emirates Airline para o Brasil.

Um dos brasileiros dispostos a pagar pelo conforto é Henrique Fonseca, advogado paulistano de 71 anos. Ele viajou para os Emirados Árabes Unidos em janeiro. “Nunca tinha visto nada igual”, afirmou. “Dormi muito bem durante quase toda a viagem. Quando cheguei a Dubai, nem parecia que tinha ficado 14 horas no avião.”

Dormir bem é a principal vantagem. Mas os momentos acordado também têm de justificar o preço. Na Singapore Airline, as cabines foram projetadas pelo designer francês Jean-Jacques Coste, especializado em iates de luxo. s A Singapore é a única que oferece cabines duplas, com camas de casal – embora recomende que os passageiros não tenham relações sexuais durante o vôo. Eles têm direito também a almofadas e roupas de cama com a assinatura do estilista francês Givenchy. A Virgin Atlantic oferece american bar exclusivo, além de massagista e salão de beleza a bordo.

Passageiros da Singapore Airline têm fones de ouvido que cancelam o barulho ambiente. E mais de dez canais com programação musical exclusiva

Os serviços exclusivos começam antes do embarque. As empresas oferecem transporte em carro de luxo com motorista, tanto no país de origem quanto no de destino. Em terra, as salas VIPs já têm até suítes com chuveiros.

Com tudo isso, o melhor mesmo, principalmente para quem tem de fazer viagens longas com freqüência, é a cama. O tamanho varia conforme a empresa: entre 202 centímetros e 218 centímetros de comprimento e de 54 centímetros a 89 centímetros de largura. É mais que o suficiente para ter uma boa noite de sono e estar pronto para aproveitar o dia seguinte no país de destino. Ao acordar, o passageiro pode até solicitar à comissária que faça a arrumação da cabine. Se não estivesse a 10.000 metros de altura, talvez o passageiro quisesse abrir a porta para dar uma voltinha no jardim, enquanto o café-da-manhã não fica pronto.

Hotel a bordo

Os novos serviços oferecidos na primeira classe por empresas internacionais e a comparação dos preços da passagem de ida e volta no trecho Londres–Sydney1, operado por todas elas

Emirates Airline
Emirados Árabes Unidos
Operação no Brasil: rota São Paulo–Dubai, em Boeing 777
Acomodações: cabine individual (218,4 cm x 54,6 cm)2. Poltrona forrada de couro, closet para guardar casaco e minibar individuais, canal de vídeo com imagens de duas câmeras externas ao avião, conexão sem fio para acessar e-mail, monitor de cristal líquido de 23 polegadas, 600 canais de áudio e vídeo, 40 games R$ 28.700

Singapore Airline
Cingapura
Operação no Brasil: não tem. Rota Londres–Sydney, em Airbus A380
Acomodações: cabine individual ou dupla para casais (205,7 cm x 88,9 cm)2. Cama de casal, arrumação de cabine, almofadas e roupa de cama Givenchy, cabine reversível para sala de reunião a dois, monitor de cristal líquido de 23 polegadas, entrada para iPod (MP4) e pen drive, tomada para notebook, iluminação regulável e refeições com até dez pratos R$ 27.400

Virgin Atlantic
Inglaterra
Operação no Brasil: não tem. Rota Londres–Sydney, em Airbus A340
Acomodações: convencional (202 cm x 84 cm)2. American bar exclusivo, salão de beleza (esfoliação, hidratação e cutelaria das mãos), massagista e pijama de algodão R$ 21.400
(1) Preços nos dias 7 e 8 de abril de 2008. Ida no dia 16/4 e volta em 23/4 (2) Comprimento x largura

Enquanto isso, no Brasil...

Tudo bem, não há primeira classe. Mas precisa ser tão pequeno o espaço entre as poltronas?

Para viajar com conforto de primeira classe dentro do Brasil, só se você tiver o próprio jato. Em vôos domésticos, nenhuma empresa oferece o espaço nem os serviços da primeira classe. Aqui vigora a outra ponta do mercado: concorrência de baixo custo. Para oferecer preços menores, as companhias aéreas tentam colocar mais passageiros em cada avião. Um jeito de fazer isso é diminuir o espaço entre as poltronas. Nessa equação, o alívio no bolso é sentido no resto do corpo. O espaço máximo entre poltronas, nas companhias brasileiras, é de 81,3 centímetros. “É apertado demais. Fica ergonomicamente inadequado”, afirma a fisioterapeuta da Unicamp Renata Cristina Di Grazi. Ela diz já ter tratado muitos passageiros que chegaram “quebrados” de uma viagem.

Na Gol Transportes Aéreos, o espaço entre assentos é de 76,2 centímetros. A TAM também opera com distâncias entre assentos de, em média, 76,2 centímetros – 6,3 centímetros a menos que os 82,55 centímetros informados no site oficial da empresa. Já a Varig, com seus Boeings 737, garante 81,3 centímetros. “Não dá para dizer que esses valores valem para todos os assentos. Quem estiver próximo da cauda do avião pode perder até 2,5 centímetros de espaço”, afirma Valtécio Alencar, especialista em aviação civil e editor de uma revista do setor. Ainda assim, o aperto não é contra as normas internacionais. Em geral, as autoridades não arbitram centimetragens. Uma exceção é o Reino Unido: a British Air Transport Association (Bata) diz que são necessários pelo menos 71,1 centímetros entre as poltronas. “Mas 71,1 centímetros é um absurdo. O sujeito mal respira num espaço desses”, diz Alencar.

Mesmo viajar no melhor assento da companhia com mais espaço entre poltronas não é garantia de conforto. “Não importa a duração do vôo nem a empresa. Sempre me sinto apertado e chego com dores ao destino”, afirma Newton Queiroz, administrador de empresas paulistano de 26 anos e 1,87 metro. Queiroz viaja pelo menos duas vezes por semana.

“O que se viu a partir dos anos 2000 foi um novo modelo de negócios que aumentou o número de passageiros a bordo e reduziu a distância entre as poltronas”, diz Alencar. Entre 2003 e 2007, a Infraero registrou um aumento de mais de 60% no número de passageiros domésticos do país, de 61,3 milhões para 97,9 milhões. Vem daí a pressão para “espremer” os passageiros. Tudo bem, se os clientes fossem todos baixinhos e magros. Mas o tamanho médio do brasileiro vem aumentando (nos últimos 35 anos, a média de altura da população cresceu 5 centímetros, e o índice de obesos mais que dobrou).

O aperto não passou despercebido para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, de 1,90 metro. Em agosto, ele classificou o espaço entre poltronas como “antivital”. Em resposta a Jobim, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu início a um projeto que até junho vai medir e pesar 6 mil pessoas em 21 aeroportos. A idéia é traçar o novo perfil do passageiro que voa pelo país. Até lá, ficam as dicas da fisioterapeuta: ao embarcar procure se sentar da forma correta e, sempre que possível, alongue os músculos durante o vôo.

Fonte: Resvista Época (24/04/08)

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