sexta-feira, 25 de abril de 2008

Estados Unidos liberam acesso a dados de satélite

Os Estados Unidos anunciaram esta semana a liberação de todo o acervo de imagens realizadas pelos satélites do programa Landsat. Ativo desde 1972, o Landsat é o programa de sensoriamento remoto mais antigo e, a partir de agora, poderá ser acessado em todo o mundo, de forma aberta e gratuita.

O anúncio foi feito pelo United States Geological Survey (USGS), órgão do governo norte-americano responsável pela recepção e disseminação de imagens de satélites. A previsão de liberação das imagens é fevereiro de 2009. Com este anúncio, os Estados Unidos se juntam ao Brasil e à China na democratização de dados de sensoriamento remoto com resolução moderada (mais de 5 metros). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) já distribuiu gratuitamente mais de 350 mil imagens do Programa CBERS.

O programa Landsat inclui os satélites Landsat-2 (lançado em 1975), Landsat-3 (1978), Landsat-4 (1982), Landsat-5 (1984) e Landsat-7 (1999). Atualmente, apenas o Landsat-5 continua em operação plena, o que faz dele o satélite de observação da terra mais antigo em funcionamento até os dias de hoje. O Landsat-5 já obteve mais de 600 mil imagens do planeta.

Para o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, a decisão dos Estados Unidos significa que será possível um melhor gerenciamento dos recursos terrestres do planeta, muito necessário, segundo ele, em tempos de mudanças ambientais globais.

O Brasil é hoje o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política adotada em junho de 2004 que permite o download gratuito a partir do site do Inpe .

Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário