sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alemão, francês e russos viverão 105 dias em condições semelhantes às de viagem a Marte

Quatros russos, um alemão e um francês viverão 105 dias em condições equivalentes às de uma mudança para Marte numa experiência para testar a possibilidade de humanos viajarem ao planeta vermelho. Os últimos dois participantes da simulação foram conhecidos na quinta-feira. O engenheiro do Exército alemão Oliver Knickel, de 28 anos, e o piloto francês Cyrille Fournier, de 40, foram escolhidos pela Agência Espacial Europeia entre 5.600 candidatos que se apresentaram para participar do exercício.

A experiência batizada de Mars500 começará no dia 31 de março nas instalações especiais do Instituto Russo para Problemas Biomédicos. Durante estes 105 dias, os seis permanecerão isolados, pondo a prova todos os elementos de uma missão a Marte, o que incluiria o trajeto até o planeta, o voo em órbita, a aterrissagem e o retorno à Terra.

Os seis participantes da simulação só terão contato direto entre eles e um contato sonoro com um centro de controle simulado, com a família e os amigos, tudo com um atraso de 20 minutos na audição. A alimentação será a mesma usada pelos astronautas da Estação Espacial Internacional. Serão avaliadas as capacidades física e emocional dos seis tripulantes.

Esta missão experimental precederá outra programada para o final do ano. A segunda experiência vai durar 520 dias para se equiparar ao período real de uma missão de ida e volta a Marte. Terra e Marte estão a uma distância variável de pelo menos 55 milhões de quilômetros. A Agência Espacial Européia e a Nasa (agência espacial americana) preveem que devem levar cerca de 30 anos para mandar uma missão tripulada a Marte.

Fonte: EFE via O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário