quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Após queda de avião, sindicato acusa aérea turca de não fazer manutenção

Empresa diz que aeronave foi avaliada em dezembro de 2008 e estava OK.

Queda de Boeing 737 matou 9 e deixou mais de 80 feridos na Holanda.




A empresa de aviação Turkish Airlines, dona do avião que caiu na quarta-feira na Holanda matando 9 pessoas , foi acusada uma semana antes de ignorar a manutenção de suas aeronaves.

O sindicato turco de aviação civil anunciou em seu site, em 18 de fevereiro, que a empresa estaria "ignorando as funções mais básicas de segurança de voo, que são os serviços de manutenção dos aviões".

"A administração da empresa não entende as consequencias de cortar empregados e convidar um desastre a acontecer."

O sindicato representa 12 mil empregados do setor de aviação no país.

A empresa diz que o avião envolvido no acidente passou por inspeção em 22 de dezembro de 2008 e que não tinha problemas.

Investigação

Quarenta investigadores examinavam nesta quinta os destroços do avião para averiguar as causas do acidente ocorrido quarta-feira próximo a Amsterdã.

"Os investigadores trabalharam toda a noite, sem pausa", afirmou à AFP Rob Stenacker, porta-voz da polícia de Schiphol. "Continuarão hoje e talvez pela próxima noite."

Avião sobrevoa nesta quinta-feira (26) o local do acidente com o Boeing da Turkish Airlines próximo ao aeroporto de Amsterdã, na Holanda

"Os primeiros resultados da investigação devem ser conhecidos em algumas semanas", declarou à AFP Fred Sanders, porta-voz da Unidade de Investigação para a Segurança. "Não teremos os resultados oficiais até daqui a um ano, provavelmente."

"O avião ficou seriamente danificado. Que tantas pessoas tenham conseguido sair a pé é muito surpreendente, alguns falam de milagre".

"O fato de não ter se incendiado ajudou muito. Isto se deve, talvez, a ter caído em um campo de lama, e não em uma estrada ou pista de pouso", explicou Sanders.

Pilotos não perceberam problema, diz TV

Os pilotos não perceberam o desastre por vir, segundo supostas gravações das conversas na cabine divulgadas pela televisão holandesa "NOS".

"Nas comunicações com a torre de controle durante a última curva, a cerca de 15 quilômetros da pista de aterrissagem, não há nenhuma indicação ou comentário sobre nenhum problema", disse o piloto profissional Ronald de Ree.

Os pilotos também não indicam nenhum problema nos dois contatos seguintes, a cerca de 10 quilômetros, mas estes parecem "um pouco curtos e efêmeros", segundo De Ree.

Alguns meios de comunicação holandeses sugerem que o avião ficou sem combustível, por isso os motores desligaram, e baseiam esta teoria no fato de que o avião tinha perdido muita velocidade e que não pegou fogo depois do impacto.

Destroços

Os destroços do Boeing da Turkish Airlines que caiu em um campo na manhã de quarta-feira com 134 pessoas a bordo permanecerão no local por vários dias.

A caixa-preta do avião, que decolara de Istambul e se partiu em três, foi encontrada ainda na quarta-feira.

Seis feridos permanecem e estado crítico e 25 graves. As famílias das vítimas chegaram nesta quarta-feira a Amsterdã, procedentes da Turquia.

O acidente aconteceu às 6h30 (de Brasília), quando o avião realizava a manobra de aterrissagem. Segundo testemunhas, o aparelho parecia planar no ar e, depois de perder velocidade, caiu e se partiu em três em um terreno ao lado da pista.

Tragédia evitada

O ministro turco dos Transportes, Binali Yildirim, disse que o fato de o avião da Turkish Airlines ter caído em uma superfície macia e pantanosa evitou uma tragédia maior.

O avião de passageiros da Turkish com 134 pessoas a bordo caiu em um campo próximo ao aeroporto internacional de Schiphol, a cerca de 20 km do centro de Amsterdã, matando 9 pessoas e ferindo 50, segundo as autoridades holandesas.

"O fato de que o avião pousou em uma superfície macia e de que não houve incêndio depois do impacto ajudou a manter baixo o número de vítimas fatais", disse o ministro. "Foi um milagre."

A informação sobre o fato de o solo macio ter amenizado o impacto foi confirmada por especialistas ouvidos pela Associated Press.

Equipes de resgate agem após queda de avião nesta quarta-feira (25) em Amsterdã

Veja mais fotos do acidente

Fonte: G1 - Fotos: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário