domingo, 3 de agosto de 2008

Aeronáutica culpa TAM por atrasos em vôos neste domingo

Condições meteorológicas e pane de sábado também contribuem para os atrasos.

Empresa confirmou que parte de sua malha área "apresentou atraso" devido ao clima.

Os atrasos em cerca de um terço dos vôos no país neste domingo (3) se devem a três fatores, mas o principal deles seria um problema operacional da TAM, de acordo com a assessoria da Aeronáutica. A empresa aérea estaria com problemas operacionais tanto em seu check-in quanto no seu setor de navegação aérea, segundo a Aeronáutica.

A TAM, através de nota à imprensa, informou que neste domingo parte da sua malha aérea "apresentou atraso devido às condições meteorológicas que interromperam intermitentemente pousos e decolagens nos aeroportos de Maceió, Londrina, Campo Grande, Joinville e Navegantes durante o dia". Além disso, a companhia afirmou que vem oferecendo toda a assistência necessária aos seus passageiros.

Os outros dois fatores teriam contribuído pouco para o índice de atrasos nos vôos neste domingo, segundo a Aeronáutica.

Um deles é a mudança climática nas regiões Sul e Sudeste, com chuva e neblina, e o outro, um resquício da pane deste sábado (2) no sistema de visualização por radar do controle de aproximação do terminal São Paulo (APP-SP), que engloba os aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Campo de Marte e Viracopos, em Campinas, a 90 km de São Paulo, segundo a Aeronáutica.

As causas da pane continuam sendo apuradas pela Aeronáutica, mas o sistema de visualização por radar do terminal São Paulo, localizado em Congonhas, já está funcionando normalmente desde à madrugada deste domingo, sem o auxílio de geradores.

Índice alto

Dos 1.427 programados da 0h até as 21h deste domingo (3) nos principais aeroportos do país, 471 tiveram atraso de mais de 30 minutos (33%) e outros 52 foram cancelados (3,6%). O índice de operações atrasadas permanece alto desde sábado (2), quando houve a pane que prejudicou as operações nos aeroportos paulistas. Normalmente, o porcentual de atrasos fica entre 10% e 15% do total de vôos previstos.

No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, que operou apenas pousos por instrumentos das 15h10 às 17h40 devido à chuva e à neblina neste domingo (3), das 174 partidas previstas entre as 6h e as 21h, 37 (21,3%) atrasaram mais de meia hora e 13 foram canceladas, segundo a Infraero.

E o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Grande São Paulo, também registrou atraso nos vôos no mesmo período. Dos 199 previstos, 77 (38,7%) apresentaram atrasos, mas apenas três foram cancelados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário