quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Aeroportos fora do RJ e SP ganham vôos internacionais

As companhias aéreas estão descobrindo o Brasil além do eixo Rio-São Paulo. Três companhias aéreas estrangeiras - American Airlines, Delta e Copa - anunciaram esta semana vôos diretos para Belo Horizonte, Brasília, Manaus e algumas capitais do Nordeste. As companhias americanas acabam de receber autorização para voar 21 novas freqüências, que se somam às 105 freqüências de cada lado até então permitidas entre os dois países.

A Delta ganhou 11 das novas freqüências. A empresa inaugura em dezembro vôos diários entre Manaus e Atlanta e, quatro vezes por semana, o vôo Recife-Fortaleza-Atlanta. A American ligará Belo Horizonte a Miami três vezes por semana e, diariamente, fará o vôo triangular Miami-Salvador-Recife, com a volta Recife-Miami. Os novos vôos terão início em novembro. "Belo Horizonte é um mercado importante para nós", afirma o diretor comercial da American para o Brasil, Dilson Verçosa Junior.

Enquanto o vôo de BH deverá atrair mais brasileiros, para o vôo do Nordeste a expectativa é atrair majoritariamente americanos. "Num primeiro momento, como será alta temporada e a economia do Brasil está bastante vigorosa, é possível que mais brasileiros viagem para os Estados Unidos. Mas, no médio prazo, devemos ter de 60% a 65% passageiros americanos no vôo do Nordeste."

A Copa Airlines, que já voa para Rio, São Paulo e Manaus, inaugura amanhã seu vôo para Belo Horizonte. Com cinco freqüências semanais, a expectativa é atrair mineiros que tenham com destino final as diversas cidades atendidas pela Copa nas Américas. Pioneira na descentralização dos vôos internacionais dentro do Brasil, com os vôos ligando Lisboa ao Nordeste, a TAP descobriu recentemente os mercados de Belo Horizonte e Brasília. Enquanto os vôos para o Nordeste (Natal, Fortaleza, Recife e Salvador) sofrem com o desaquecimento da economia européia, Brasília e BH estão lotados, com ocupação acima de 80%.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário