terça-feira, 5 de agosto de 2008

Ataque a helicóptero mata 3 militares na Colômbia

Três militares colombianos foram mortos na noite de segunda-feira (4) às 19:00 (hora local) por uma explosão provocada por supostos guerrilheiros das Farc no momento em que o helicóptero deles pousava perto de um dos maiores quartéis do país, localizado a 12 quilômetros do município de Melgar, no departamento de Tolima.

A aeronave tipo Bell 206 Jet Ranger, de instrução, com prefixo FAC 4474, pertencia a Escola de Helicópteros da Força Pública e cumpria uma missão de treinamento, informa o comunicado oficial.

Ataques contra a aviação colombiana são raros desde que o presidente Alvaro Uribe começou a receber bilhões de dólares dos Estados Unidos para combater a guerrilha e o narcotráfico. Desde 2000, ele recebeu cerca de 5,5 bilhões de dólares.

A explosão aconteceu quando os aviadores treinavam os pousos no Departamento de Tolima, local da base militar de Tolemaida, onde militares dos EUA dão treinamento. A região também é muito procurada por turistas de Bogotá.

"Explosivos foram colocados a cem metros da área onde (o helicóptero) iria pousar, levando à sua total destruição e à morte dos três tripulantes", disse o comandante da Força Aérea, brigadeiro Jorge Ballesteros. "Sem dúvida, tem todas as características e métodos das Farc."

As autoridades inicialmente disseram se tratar de um acidente, mas depois anunciaram a descoberta de um pavio detonador perto do local do pouso.

Em 2007, a Colômbia disse ter impedido um plano dos rebeldes para atacar consultores militares dos EUA em visita a Melgar, um popular balneário perto da base de Tolemaida. Três homens foram presos com explosivos e fotos da área.

Fontes: Rádio Caracol (Colômbia) / O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário