segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Controladores divulgarão documentos na internet em resposta a afastamento de colegas pela Aeronáutica

Após meses de silêncio, os controladores de vôo vão divulgar na internet documentos relativos às panes e falhas sistêmicas do controle aéreo. Como mostra reportagem do" Globo", nesta segunda-feira (11), é uma resposta ao afastamento de 74 profissionais em todo o país pelo Comando da Aeronáutica, mais de um ano depois de adotar a linha dura contra os controladores como reação à crise aérea.

E vão além: em nova ação contra a Força Aérea Brasileira (FAB) no Supremo Tribunal Federal (STF), acusam o comandante Juniti Saito e o ex-comandante Luiz Carlos Bueno de omissão e responsabilidade pelos acidentes dos vôos TAM 3054 e Gol 1907.

Entre os controladores afastados - alguns deles com 20 anos de experiência - 24 foram acusados de crime de motim pela paralisação em 30 de março de 2007, que fechou o espaço aéreo brasileiro. O restante foi desligado ou transferido para cargos longe das salas de controle.

A assessoria de imprensa da FAB informou que os afastamentos não trazem maiores dificuldades no controle aéreo, onde a falta de pessoal foi o primeiro gatilho do apagão aéreo após o acidente da Gol, em setembro de 2006. Segundo a FAB, está sendo implementado um "estudo de substituição".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário