quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Estudantes do Sul finalizam aviões para SAE AeroDesign, em outubro

Equipe Carancho, da Universidade Federal de Santa Maria, em São José dos Campos

Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina fazem os últimos reparos

Projeto é da equipe Anhanguera, da Universidade Federal do Paraná

Dezoito equipes do Sul do País trabalham na conclusão das aeronaves para participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign, que terá sua 10ª edição realizada de 16 a 19 de outubro próximo, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. O Rio Grande do Sul bateu recorde como segundo Estado com maior número de equipes na competição (9), depois de São Paulo (25). Santa Catarina possui 5 equipes inscritas e o Paraná 4.

No total, a competição conta com 77 equipes inscritas - 67 brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas -, que representam 57 instituições de ensino superior. A região Sul também é a segunda em participação, após o Sudeste, com 36 equipes inscritas. “É uma competição muito importante para nós estudantes de engenharia, porque estimula o trabalho em equipe, o desenvolvimento de projetos e a prática da engenharia”, explica Ricardo Luis Salvador, capitão da equipe gaúcha Águia, da Faculdade de Horizontina (Fahor), que é estreante na competição.

Além da Fahor, o Rio Grande do Sul será representado por equipes da Universidade de Caxias do Sul, Universidade Regional Integrada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande, PUC, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Passo Fundo. Cada instituição tem uma equipe cada.

Estreante em 2006, quando obteve a 8a colocação, a equipe Aurora, da Universidade Positivo, do Paraná, projetou um avião para carregar o triplo do seu peso, que é de 3,5 kg. Com asas em madeira balsa e hélice em fibra de vidro, o monoplano tem fuselagem em alumínio extrudado. “Ele parece um inseto e, com certeza, vai nos garantir uma boa colocação”, comenta Cecil Skaleski, capitão da equipe, que agendou testes de vôo em setembro, no Aero Club Fênix. A Universidade Federal do Paraná e o UTFPR também possuem equipes inscritas na competição.

Em Santa Catarina, a equipe AeroTupy, do Instituto Superior Tupy, também participa pela primeira vez. Após dois anos de pesquisa e organização, a equipe sonha em completar a Competição de Vôo. “A falta de conhecimento em aerodinâmica e a dificuldade na obtenção de patrocínio foram nossas principais dificuldades, mas superamos”, conta Emerson de Almeida, capitão da equipe, formada por 9 estudantes de Engenharia Mecânica. Outras instituições do Estado com equipes inscritas são a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade da Região de Joinville, Universidade do Oeste e Universidade do Estado.

Em São José dos Campos, as 77 equipes inscritas, formadas por estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, irão submeter seus aviões radiocontrolados a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação durante a SAE BRASIL AeroDesign 2008 ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo três primeiros lugares, nas duas categorias. A East Competition é realizada pela SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Regulamento - Os aviões participantes da Competição são enquadrados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m, conforme o desafio escolhido pela equipe. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria aceita também estudantes de pós-graduação e restringe distância máxima de decolagem: 61m ao projeto. O regulamento é elaborado baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância da Competição SAE BRASIL AeroDesign. “A possibilidade de participar, em equipe, do desenvolvimento de um projeto, da fase de concepção até a construção e teste do produto final, constitui uma antecipação de um cenário que caracterizada a vida, senão de todos, da grande maioria dos profissionais de engenharia”, afirma.

Fontes: Companhia de Imprensa / Notícias de Santa Catarina - Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário