domingo, 3 de agosto de 2008

Gigante A380 da aérea Emirates tem spa com chuveiros na primeira classe

Megaluxo nos ares

Parece um hotel, mas é um avião. O primeiro gigante A380 - o maior avião comercial do mundo, da Airbus - entregue esta semana à companhia aérea Emirates tem uma primeira classe com suítes privativas com portas acionadas por controle remoto, escrivaninha, minibar com controle elétrico e um completíssimo sistema de entretenimento. O mais surpreendente, porém, é que um spa a bordo, com direito a dois banheiros completos com chuveiros. Uma sala de estar com bar e assentos de couro também faz parte dos mimos aos passageiros da primeira classe.

Spa a bordo do A380 da Emirates Airlines na rota Dubai Nova York

A executiva tem assentos "inteligentes" com mesinhas confortáveis e espaço para guardar o laptop ao alcance das mãos. O bem estar dos passageiros também foi levado em consideração na escolha do motor da aeronave. Foram selecionados para o A380 os motores GP7200, fabricados pela Engine Alliance, os mais silenciosos disponíveis para a categoria. Esta é a primeira aeronave A380 entregue à empresa, e outras 57 fazem parte da encomenda.

Em seu primeiro vôo comercial, o superjumbo da Emirates aterrisou no Aeroporto JFK, em Nova York, nesta sexta-feira, com 489 passageiros, depois de um vôo de 12 horas e meia de Dubai.

A companhia aérea estatal baseada nos Emirados Árabes é a segunda empresa a colocar o A380 em operação, depois da Singapore Airlines, que iniciou os vôos do A380 para Sydney em outubro. ( Para o Brasil, a Emirates Airlines opera a rota Dubai São Paulo )

O avião avaliado visitou Nova York e Los Angeles em março do ano passado para em vôo-teste da rota, mas o vôo desta sexta-feira foi o primeiro vôo regular programado do A380 nos Estados Unidos.

Com sua imensa capacidade e motores relativamente mais eficientes no que diz respeito aos combustíveis, a Emirates espera que o maior avião de passageiros do mundo seja a forma mais econômica de atender a rotas com grande fluxo de passageiros entre grandes cidades, especialmente com a disparada dos preços dos combustíveis.

Passageiros embarcam no A380 da Emirates Airlines

A aterrissagem marca uma vitória sofrida para a Airbus, que integra o grupo EADS, e que investiu US$ 10 bilhões em mais de uma década no maior projeto industrial da Europa, em meio a uma onda de ceticismo.

A Airbus já tem pedidos de cerca de 200 aviões de 16 companhias aéreas, mas nenhum de companhias americanas. A empresa ainda tenta se desvencilhar de problemas depois de um atraso de 18 meses para que o primeiro avião saísse de Toulouse, na França, onde fica a fábrica da Airbus.

A Emirates, a sétima companhia aérea do mundo em termos de número de passageiros é o maior comprador de A380s, com um pedido de 58 unidades, avaliado em US$ 190 bilhões. Depois de Nova York, os planos são levar o A380 para as rotas Londres, em dezembro, depois Sidney e Auckland a partir de fevereiro.

Aproximadamente 20 aeroportos em todo o mundo estão atualmente aptos a receber o A380, que necessita de pistas superlongas para sua extensa envergadura e sua estrutura para desembarque de passageiros.

Fontes: O Globo e agências internacionais - Fotos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário