sábado, 2 de agosto de 2008

Infraero registra atrasos em 30,7% dos vôos

Queda de sistema provocou suspensão de vôos em terminais de São Paulo.

Das 1.132 operações previstas no país até as 17h, 347 atrasaram.


Movimentação no aeroporto de Congonhas neste sábado

A queda de energia no Sistema Regional de Proteção ao Vôo nos aeroportos de São Paulo continua causando transtornos em outros aeroportos do país e o índice de atraso nos vôos superava os 30% às 17h deste sábado (2). Com a suspensão dos vôos em São Paulo, o aeroporto Santos Dumont, no Rio, que opera a ponte aérea, ficou fechado entre as 11h42 e as 13h58.

Balanço da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) apontou que, até as 17h, 30,7% dos vôos programados nos país teve atraso de mais de 30 minutos. Das 1.132 operações agendadas, 347 sofreram atrasos e 62 foram cancelados (5,5%).

Normalmente, o índice de atrasos fica entre 10% e 15% do total de vôos previstos. Apesar do alto número até as 17h, a assessoria de imprensa da Infraero informa que as operações estão ocorrendo normalmente, desde que os vôos foram retomados em São Paulo.

Falha no sistema

As partidas e chegadas foram suspensas nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, e em Guarulhos, na Grande São Paulo, devido a uma queda de energia no Sistema Regional de Proteção ao Vôo. Segundo informações da Aeronáutica, o sistema que alimenta a visualização dos radares ficou prejudicado.

Em Congonhas, todos os vôos previstos para decolar desde as 11h45 foram suspensos. Eles só puderam ser retomados às 13h20. Os pousos deixaram de ocorrer por dez minutos, entre as 11h45 e as 11h55.

Em Cumbica, desde as 11h45, apenas as aeronaves que estavam próximas ao aeroporto puderam pousar. A maior parte dos vôos que estavam distantes foram alternados para o Aeroporto Tom Jobim, no Rio - a Infraero está apurando o número exato. As decolagens ficaram suspensas e só voltaram a ocorrer por volta das 13h20. As operações do aeroporto foram normalizadas às 13h46.

Fonte: G1 - Foto: Carolina Iskandarian

Nenhum comentário:

Postar um comentário