terça-feira, 12 de agosto de 2008

Petróleo em alta: brasileiro paga mais em passagem e tem menor oferta de assento

Com o efeito do encarecimento do petróleo, os brasileiros vêem os preços das passagens aéreas aumentar e, além disso, diminuir a oferta de assentos em vôos.

A GOL anunciou que o aumento dos gastos com combustíveis, devido ao encarecimento do petróleo, e a concorrência do setor fizeram com que a empresa diminuísse a estimativa de crescimento da oferta de assentos. O combustível corresponde a algo entre 30% e 40% dos custos das companhias e já subiu 34,76% este ano.

A previsão da empresa para a oferta de assentos, segundo informou a Agência Brasil, tanto nos vôos internacionais quanto nos domésticos, no terceiro trimestre deste ano, caiu 5%, em relação à estimativa anterior.

Tarifas mais caras

Além da redução de assentos ofertados, outro efeito do petróleo encarecendo é uma passagem aérea mais cara, a exemplo do reajuste anunciado pela TAM em maio.

Até dezembro, o yield (preço pago por cliente por quilômetro transportado) nacional da empresa deverá crescer 7%, enquanto o internacional sofrerá aumento de 5% (em dólar). A TAM confirmou que o reflexo no preço das tarifas deve ser diluído ao longo do ano. A companhia lembra que as passagens aéreas estavam 19% mais baratas no ano passado, na comparação com 2006.

Diante do encarecimento do petróleo, a OceanAir adotou a restrição de operação em 25 destinos e a uniformização da frota. "A crescente alta do petróleo no mercado mundial e a necessidade de maior eficiência operacional e de custos obrigam a OceanAir a adequar-se ao novo cenário", disse a companhia em nota à imprensa.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário