domingo, 10 de agosto de 2008

Relatório sobre acidente da Gol não tem prazo para ser concluído

O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) com as causas do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy ainda levará vários meses para ser concluído. A informação foi repassada por representantes do órgão, que se reuniram neste sábado, em Brasília, com parentes dos 154 mortos no desastre, ocorrido em setembro de 2006.

No encontro, que teve a participação do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa, e o presidente da Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico, coronel Rufino Antonio da Silva Ferreira, os parentes cobraram a entrega do relatório. Em julho, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, havia dito que o documento ficaria pronto em 20 dias.

Os oficiais do Cenipa informaram que, somente na última quinta-feira, o documento foi enviado aos Estados Unidos e ao Canadá para ser avaliado pela comissão que investiga o acidente no exterior. A resposta, de acordo com a legislação internacional, só virá em 60 dias. Após esse prazo, o relatório ainda precisa ser reavaliado pela Aeronáutica antes de ser divulgado, sem um prazo ainda definido.

A presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907, Angelita de Marchi, considerou a reunião frustrante.

- Eles mostraram os trabalhos realizados até agora, mas não apresentaram nenhuma nova informação que ajudasse a esclarecer as causas do acidente - criticou ela, após sair do encontro.

O Cenipa não constatou problemas no projeto do jato Legacy que bateu no avião da Gol nem encontrou defeitos no transponder (equipamento que previne colisões). O órgão também afirmou não ter encontrado falhas na cobertura do radar nem nos equipamentos de comunicação e vigilância aérea.

- Se não havia nada de errado, então por que houve o acidente? - questionou Angelita.

Quanto aos controladores de vôo, cuja atuação no dia do acidente foi apontada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público como uma das causas do desastre, o Cenipa informou que a investigação não obteve avanços. Segundo o órgão, os profissionais que monitoravam o tráfego aéreo no dia do desastre foram orientados pelo advogado de defesa a não falarem.

A Aeronáutica informou ainda que parte do atraso na conclusão do documento se deve à inclusão, em janeiro, dos esclarecimentos dos pilotos norte-americanos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, que conduziam o Legacy e negaram terem desligado o transponder acidentalmente. Como as respostas tiveram de ser acrescentadas, o fim da investigação foi adiado por mais três meses.

- Inicialmente nos haviam prometido a conclusão do documento para abril e que, dois meses depois, o relatório se tornaria público. Desde então, só temos enfrentado atrasos e a falta de respostas - reclamou a presidente da associação dos parentes das vítimas.

Insatisfeita com o andamento dos trabalhos do Cenipa, Angelita disse que famílias dos mortos agora pretendem recorrer ao Ministério Público e à Polícia Federal para buscar mais esclarecimentos e pressionar pela vinda dos pilotos norte-americanos ao Brasil.

- Eles precisam depor no país, em vez de serem apenas ouvidos por carta - argumentou.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário