segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Representante de controladores de vôo é detido pela Aeronáutica

Presidente da Febracta vai ficar detido por seis dias por ter "faltado ao serviço".

Sindicato acusa prisão de ser "terrível perseguição".


O presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta), sargento Carlos Henrique Trifilio, foi detido nesta segunda-feira (11) pelo Comando da Aeronáutica. O sargento cumprirá uma pena administrativa de seis dias de detenção no alojamento da Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, por ter faltado ao serviço, sem comunicar a ausência, segundo informou a assessoria de imprensa da Aeronáutica. De acordo com a Agência Brasil, é a segunda punição administrativa imposta a Trifilio.

Em junho do ano passado, o sargento foi preso por 20 dias por ter concedido uma entrevista sem estar autorizado. Na ocasião, ele criticou o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro. O advogado da Febracta Roberto Sobral confirmou a detenção, mas disse que não sabe onde Trifilio está detido. Sobral disse que a prisão do sargento era "uma represália às críticas da federação ao Comando da Aeronáutica".

Segundo Sobral, mais de 60 controladores de vôo foram afastados de suas funções, entre eles o sargento Trifilio. "O que a Força Aérea Brasileira está fazendo para ocultar as falhas do sistema aéreo é prender todos os que as apontam", denunciou Sobral. "O País está precisando de controladores e a Aeronáutica transfere alguns dos melhores profissionais para funções que não tem nada que ver com o controle do tráfego aéreo", acrescentou.

Sobral afirmou ainda que o sargento está com sérios problemas de saúde e que não vem recebendo o tratamento adequado da Aeronáutica. "Ele está com problemas psicológicos, com suspeita de hepatite, e não consegue se tratar. Ele chegou a perder 17 quilos. É covarde a perseguição que ele e a Febracta estão sofrendo."

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo (SNTPV), Jorge Botelho, disse que a prisão de Trifilio deixa claro a "terrível perseguição" que o profissional vem sofrendo. "Já não é mais uma questão institucional, de cumprir o regulamento, mas sim um retaliação covarde e mesquinha. A coisa com ele é pessoal", afirmou Botelho.

Regulamento

Pelo Regulamento Disciplinar da Aeronáutica, a determinação para que um militar cumpra prisão administrativa é precedida por um processo interno instaurado para apurar a gravidade da transgressão disciplinar. Durante o processo, o militar tem a oportunidade de apresentar sua justificativa. No entanto, nos casos de falta ao serviço, é comum que os militares comuniquem imediatamente a razão da ausência. A assessoria de imprensa da Aeronáutica informou que não comentaria as denúncias do advogado da Febracta

Fontes: G1 / Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário