segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aeroporto de Marabá (PA) se previne contra acidentes com aves

O aeroporto de Marabá (foto), por onde transitam em média 21 mil passageiros por mês, vem trabalhando um programa de prevenção de acidentes envolvendo aves, que vem dando certo no município. Nos últimos seis anos não houve nenhum acidente ou incidente causado por animais.

Neste período de chuvas os cuidados são mais intensos, pois as aves migram com grandes bandos à procura de um lugar mais aquecido e como a pista do aeroporto não tem um movimento contínuo proporciona esse tipo de conforto. Isso é sinal de perigo para as aeronaves que vão pousar e decolar, fazendo com que a Infraero tenha vigilância redobrada.

O superintendente do aeroporto de Marabá, Enock Gama Filho, falou que vem trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e também com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já que esses são órgãos competentes na área do meio ambiente. “Solicitamos vistorias periódicas desses órgãos nas nossas áreas justamente para prevenir acidentes”, afirma.

A Infraero, preocupada com essa situação, implantou não só em Marabá, mas em toda região Norte, um plano de perigo aviário para se prevenir. Essa semana o coordenador de Meio Ambiente da Infraero, Franney Oliveira, visita o aeroporto de Marabá, junto com a bióloga da Regional Norte, Rocheli Morais, e vão percorrer todos os aeroportos do Norte para verificar as ocorrências de acidentes e informar como agir em caso de acidentes ou incidentes.

Enock ainda falou que esses incidentes com aves não são só preocupantes para a Infraero, mas também para o município. Ele lembra que a prefeitura precisa manter um trabalho rigoroso na limpeza da cidade para não deixar lixo próximo ao aeroporto.

Ampliação

Nos próximos 60 dias será ampliada a sala de embarque do aeroporto, colocando 200 cadeiras, assim como o recinto será climatizado. Segundo Enock, os recursos já estão liberados, mas faltam alguns detalhes de memoriais descritivos para dar início às obras.

“Até o início de março estaremos entregando a readequação do terminal de passageiros climatizado e ampliado, a área atual de embarque para melhoria e conforto dos nossos usuários”, articulou Enock.

Fonte: Diário do Pará - Foto: www.panoramio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário