quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Aviões israelenses voltam a atacar alvos em Gaza

Aviões israelenses atacaram vários alvos no sul da Faixa de Gaza na quarta-feira, causando danos mas nenhuma morte, disseram moradores palestinos e oficiais de segurança do Hamas.

Moradores disseram que um ataque aéreo alvejou túneis na cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, que militantes usam para contrabandear armas para a Faixa de Gaza. Outro ataque atingiu um complexo de segurança que há havia sido bombardeado na cidade de Khan Younis.

Um porta-voz do Exército israelense disse que os aviões haviam atingido sete túneis e um outro alvo em Gaza.

Os ataques ocorrem após o disparo de um morteiro para dentro do território de Israel por militantes em Gaza na terça-feira.

Desde a ofensiva de 22 dias de Israel na Faixa de Gaza, encerrada no mês passado com um cessar-fogo, líderes israelenses vêm dizendo que responderão severamente a qualquer disparo de foguete ou morteiro para dentro do Estado judeu.

Autoridades do grupo islâmico Hamas e Israel estão tentando consolidar um acordo mediado pelo Egito para um cessar-fogo mais amplo, a abertura das fronteiras de Gaza e uma troca de prisioneiros entre os dois lados.

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, deve reunir seu gabinete de segurança na quarta-feira para discutir o esboço desse acordo e possivelmente votá-lo.

Fonte: Nidal al-Mugharabi (Reuters/Brasil Online via O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário