segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Imagens mostram casa em chamas logo após queda de avião que matou 50

Vizinho filmou o local antes mesmo da chegada das equipes de emergência.

Acidente da última quinta ocorreu no subúrbio de Clarence, em Buffalo.




A Associated Press teve acesso a um vídeo com imagens tomadas logo depois do acidente que matou 50 pessoas na última quinta-feira (12) em um subúrbio da cidade de Buffalo, no estado norte-americano de Nova York.

O vídeo mostra a casa atingida pela aeronave em chamas logo após o choque e antes da chegada da polícia e dos bombeiros.

A cauda do avião pode ser vista sobre os escombros da casa no subúrbio de Clarence.

As imagens foram feitas pelo vizinho Sam Merlo, que estava em seu quarto quando ouviu o estrondo provocado pela queda. Ele correu para o local e gravou as imagens.

Investigação

O avião acidentado da Continental voava no piloto automático, apesar das condições meteorológicas adversas, informou no domingo o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, em inglês).

O porta-voz do órgão federal americano, Steve Chealander, confirmou, em entrevista coletiva, que a aeronave estava no piloto automático, algo que o Conselho ressaltou que "não recomenda quando as condições climatológicas são adversas".

No entanto, explicou Chealander, "isso não é uma violação. Nós fazemos uma recomendação, mas corresponde à Autoridade Federal da Aviação Civil (FAA) e às companhias aéreas decidir as regras. Algumas já as mudaram".

Segundo os responsáveis pela investigação, que encontraram na sexta-feira as caixas-pretas do aparelho, o rápido acúmulo de gelo nas asas do avião, um bimotor Q400 Bombardier com 74 lugares, fez a aeronave perder capacidade para continuar voando.

O porta-voz do NTSB ressaltou que os pilotos em muitas ocasiões "decidem voar de forma manual para perceber antes qualquer tipo de situação que, com o automático, demora-se mais. O NTSB recomenda aos pilotos que desliguem o automático quando há muito gelo".

Chealander lembrou também que os fortes ventos de quinta-feira em Nova Jersey atrasaram a saída do avião. Ele explicou que os inspetores desse organismo seguem retirando os restos mortais das vítimas e da aeronave, e que ainda restam dias de trabalho na área.

Fonte: G1 (com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário