terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lajes riscada do mapa: SATA concentra atividade em S. Miguel

Com a renovação da frota da SATA a Terceira deverá perder a única aeronave que pernoita na aerogare das Lajes.

Segundo alguns funcionários a decisão já foi tomada, a empresa vai aproveitar a renovação da frota para centralizar todas aeronaves na ilha de S. Miguel. “A intenção é eliminar a base de operação na ilha”. Recorde-se que o Dornier é a única aeronave que opera a partir das Lajes desde do início da década de 90.

Para os funcionários esta decisão, a ser confirmada, prejudicará a ilha e poderá afectar a todo pessoal especializado que se encontra a laborar na Base das Lajes.

Os mesmos funcionários alegam que o estacionamento de todas aeronaves na ilha de S. Miguel deverá, a curto prazo, encerrar vários serviços e postos de trabalho na Terceira.

Por outro lado, argumentam, em caso de mau tempo (ventos e nevoeiros que inviabilizam a operacionalidade do aeroporto de Ponta Delgada) todos os açorianos turistas e viajantes serão prejudicados e com uma aeronave na Terceira, pelo menos, as situações de emergência estariam garantidas. Nestes casos, alegam, se a SATA dispuser de uma aeronave a operar na Terceira permanente, “como acontece actualmente”, poderá fazê-la deslocar para outras ilhas e garantir o serviço mínimo. Perante o cenário, os funcionários desafiam os responsáveis da Protecção Civil dos Açores a emitirem parecer sobre a matéria.

A SATA anunciou que um dos Dash 8 – Q200 deveria servir o grupo Ocidental, S. Jorge e Graciosa, por isso, alguns funcionários questionam se fará sentido colocar esta aeronave em Ponta Delgada.

Exemplificando com o facto da companhia aérea açoriana ter um ATP estacionado na ilha da Madeira, onde não existe manutenção, questionam se existe justificação para a SATA retirar o único avião que pernoita nas Lajes. A mesma fonte alega que a transportadora aterra mais vezes (diariamente) na Terceira do que em S. Miguel e lembra o velho conceito de “placa giratória” aplicado às Lajes por ser mais central nos voos para o arquipélago.

Existem ainda outras questões que levam os funcionários a exigirem o envolvimento do poder político nesta matéria.

A manutenção do Dornier na Terceira e o facto de toda a sua operação ser programa a partir das Lajes não deixam dúvidas que uma alteração da política aérea regional poderá prejudicar a ilha.

Fontes contactadas pelo nosso jornal garantem que a hipótese da SATA, com a nova frota, centralizar todas aeronaves em S. Miguel é consensual junto da administração da transportadora e até de alguns membros do governo regional. Segundo conseguimos apurar, face ás alterações previstas, alguns funcionários da companhia poderão mesmo ir residir para S. Miguel.

Fonte: A União (Açores - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário