sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Varig está entre as que mais atrasam vôos no mundo, diz pesquisa

Ao lado da Aerolíneas Argentinas, a Varig está entre as companhias aéreas do mundo que mais atrasaram suas decolagens entre janeiro e junho deste ano, segundo levantamento realizado nos últimos seis meses pela ONG Associação Argentina de Direito do Turismo (Aadetur).

Neste período, entre as 90 empresas aéreas dos cinco continentes, que foram analisadas, a Varig ficou no posto 83, com 52% dos seus vôos saindo no horário. Ou seja, os outros quase 50% decolaram com atraso.

A Aerolíneas Argentinas ficou no posto 81 - dois à frente da companhia brasileira - com 55% dos seus vôos partindo pontualmente.

Neste balanço semestral, as empresas com maior índice de impontualidade, depois da Varig e da Aerolíneas, são as companhias aéreas da Líbia, Argélia, India e Etiopia.

Em entrevista à BBC Brasil, o presidente da Aadetur, o advogado Diego Benítez, professor de direito do turismo da Universidade Nacional de La Plata e da Universidade de Buenos Aires, observou que a pesquisa foi realizada antes dos atrasos - de até mais de 24 horas - nos vôos da Aerolíneas, durante os últimos dias.

Aerolíneas

Informações preliminares da mesma ONG mostraram, no entanto, que nos primeiros quatro dias de férias dos argentinos (a partir do fim de semana passado), a Aerolíneas Argentinas foi pontual em apenas 35,29% dos seus 102 vôos decolados nesse período. Nesse caso, a avaliação foi feita apenas nos vôos locais da empresa, que incluem Bariloche - um dos destinos preferidos dos brasileiros na Argentina.

O mesmo levantamento preliminar ainda não estudou a situação da Varig. "Esse resultado da Aerolíneas é péssimo. Na Europa, por exemplo, o índice de pontualidade das companhias aéreas supera os 70%. Em maio, este indicador foi de 74,6%", afirmou Benítez.

Ele disse ainda que o levantamento foi feito a partir das informações das próprias empresas. Segundo o especialista, foram considerados "atrasados" todos os vôos que decolaram 15 minutos depois do horário programado.

Entre as dez empresas com maior pontualidade, estão duas latino-americanas - Taca (com sede em El Salvador, que ficou em quinto lugar) e Lan (com sede em Santiago, no Chile, que ficou em nono lugar).

Entre as 90 empresas estudadas, a que apresentou melhor performance nesse item foi a Japan Airlines. Nessa lista de pontualidade, as quatro principais foram asiáticas - além da Japan Airlines, aparecem a All Nippon Airways, Korean Air e Singapore Airlines.

TAM e Gol

As outras duas companhias aéreas brasileiras - TAM e Gol - apresentaram índices semelhantes de pontualidade. A TAM ficou no posto 61 com 69% de seus vôos saindo na hora. A Gol ficou no posto 67 com 66% de seus vôos decolando no horário marcado.

Mas no levantamento sobre cancelamentos dos vôos, a TAM aparece entre as 28 melhores do mundo, com 1% neste item. Já a Gol ficou no posto 71 (também de um total de 90 companhias) com 4% de cancelamentos. A Varig, por sua vez, aparece em 67º lugar com 2% de cancelamentos.

Benítez explicou que de acordo com as regras internacionais são considerados "cancelamentos" inclusive aqueles vôos que ganharam mais escalas pelo caminho do que a programação original previa. "Muitos turistas argentinos nos procuram para dizer, por exemplo, que saíram de Buenos Aires para Salvador, na Bahia, com uma escala em São Paulo.

Mas ao chegar em São Paulo trocaram de avião e de número de vôo e ainda tiveram que fazer uma escala a mais, antes da aterrisagem no destino final", disse. Segundo Benítez, as empresas européias, por exemplo, evitam fatos assim porque tal atitude as levaria ao pagamento de multas.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário