terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Cocaína apreendida em avião some em SP


Parte de uma carga de cocaína apreendida pela polícia desapareceu em São Paulo. O piloto do avião que transportava a droga declarou que o carregamento era de 300 quilos. Os policiais anunciaram a apreensão de 200, mas nem a metade foi entregue à Justiça.

Foi uma grande apreensão no aeroclube de Itu, interior de São Paulo. Foram aproximadamente 200 quilos de cocaína, informação oficial do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), o principal grupo da polícia civil de combate às drogas.

Na aeronave, cerca de 200 quilos de cocaína embalada em sacos plásticos. Mas, na perícia, apareceu outro peso: 98 quilos. Desapareceram 102 quilos? Ou teria sido uma estimativa errada na hora da apreensão?

Para tirar a dúvida, decidimos fazer um teste, com a ajuda de um perito criminal. A base de comparação será a imagem feita no dia: a droga dentro do avião.

Usaremos o mesmo modelo de aeronave, um Cesna 210, e farinha de trigo, que tem volume parecido com o da cocaína. Para embalar a farinha, levamos em conta as declarações dos policiais: eram cinco fardos, cada um com 20 pacotes em forma de tijolos, totalizando cem pacotes.

Sabe-se que cada pacote tinha um quilo. Duzentos quilos, como o divulgado oficialmente, fazem este volume. Os 98 quilos, como o que os peritos apuraram, ocupam um espaço visivelmente menor.

No avião, colocamos os sacos como eles aparecem na imagem no dia apreensão. Resultado: o volume dos fardos de farinha é bem parecido com o espaço que a cocaína ocupava.

“O importante nessa simulação é mostrar que a quantidade que tem nas imagens é compatível com 200 quilos e não com 98 quilos. A altura do pacote é exatamente a altura do pacote que está na imagem. É a mesma altura. Quer dizer, nós estamos muito próximos da embalagem que foi usada”, disse o perito criminal Ricardo Molina.

Foi feita uma simulação com 98 quilos, o mesmo peso da cocaína que a polícia entregou para a Justiça. Para levar 98 quilos não seria preciso tirar nenhum banco do avião, como foi feito no dia do transporte da droga.

No laudo, o perito afirma: a carga de cocaína não poderia ser de 98 quilos. No momento da imagem, havia 200 quilos de cocaína dentro do avião.

“Esse avião, com certeza, tinha condição de transportar mais do que 200 quilos. Caberiam, tranquilamente, mais três ou quatro fardos ali”, assegurou o perito criminal Ricardo Molina.

Eram 300 quilos que o avião transportava, diz o piloto Mário de Jesus, em uma carta que escreveu da cadeia. Simplesmente roubaram 202 quilos, diz ele.

“Policiais desviaram a droga da apreensão original. Então, se alguém dentro das fileiras do estado está usando o brasão do estado para traficar entorpecente, a investigação vai mostrar e essas pessoas vão responder por isso”, afirmou o promotor de Justiça José Reinaldo Carneiro.

Procuramos o delegado Robert Carrel, um dos policiais que participaram da operação. Hoje, ele ocupa um cargo de chefia no Departamento de Trânsito (Detran). Ele estava no prédio, mas não quis gravar entrevista.

Em seguida, procuramos o delegado Luis Henrique de Moraes, que assina o auto de apreensão da cocaína. Ele continua trabalhando no Denarc, mas também se recusou a falar.

O piloto que denunciou o sumiço da cocaína queria, em troca, redução da pena. Ele dizia que tinha sido ameaçado pelos investigadores que fizeram a apreensão. “Tenho medo de ser morto por esses policiais do Denarc”, ele escreveu.

Na ficha prisional do piloto consta: falecimento, oito meses depois da denúncia. Motivo: morte natural, dentro da penitenciária.

O Ministério Público vai apurar também as circunstâncias da morte do piloto. A Delegacia Geral de Polícia informou que a corregedoria está investigando o caso.

Fonte: G1 / Jornal Nacional

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