domingo, 27 de julho de 2008

Aerolíneas Argentinas tem dívida de US$ 900 milhões e será reestatizada

Companhia é responsável por 83% dos vôos internos e 52% dos internacionais.

Neste domingo (27), vôos da empresa para o Brasil registraram atrasos de quase 12 horas.



A companhia aérea Aerolíneas Argentina, cujos vôos para o Brasil registraram atrasos de quase doze horas neste domingo (27), tem uma dívida de US$ 900 milhões e, por conta disso, será reestatizada pelo governo argentino.

A assinatura do acordo formal entre o governo e o grupo espanhol Marsans, que controla a companhia, ocorreu na última segunda-feira (21). A Marsans terá 60 dias para transferir suas ações para o governo argentino.

Segundo o governo, a reestatização será temporária, até que a situação financeira da companhia esteja saneada, para então realizar novamente a privatização parcial ou total.

A Aerolíneas Argentinas é responsável por 83% dos vôos internos na Argentina e 52% das viagens internacionais.

Fundada em 1950, a empresa foi privatizada na década de 90, quando era controlada pela espanhola Iberia. Em 2001, foi para as mãos do grupo Marsans, que agora devolverá o controle ao governo.

A situação financeira da Aerolíneas Argentinas ficou crítica nos últimos anos em razão da alta dos preços dos combustíveis e dos salários. Há alguns meses, a empresa passou a atrasar salários e deixou de recolher os valores de plano de saúde e aposentadoria. Por conta disso, enfrentou greves e falta de funcionários para atuar.

Outro problema ocorreu com a manutenção nos equipamentos. Atualmente, menos da metade dos aviões da companhia estão funcionando sem problemas.

Fontes: G1 / Agência Estado / AFP / Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário