quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aeroportos do Brasil estão entre os piores em pontualidade, diz Forbes

Brasília é o pior do mundo. Congonhas e Cumbica estão entre os top 5 dos piores.

Aeroporto do Rio não foi relacionado por não entrar no critério da revista.

Aeroporto Internacional de Brasilia - Foto: Mauricio Lima (AFP/Getty Images)

Três aeroportos brasileiros se encontram entre os piores do mundo quanto à pontualidade na saída de seus vôos, segundo ranking divulgado pela revista Forbes.

Em primeiro lugar desse ranking, o que representa o último em termos de pontualidade, é ocupado pelo Aeroporto Internacional de Brasília, onde em 2007 menos de 27% dos vôos saíram na hora prevista e o atraso em média foi de 52 minutos. A Infraero se defendeu e comentou a pesquisa (leia acima).

Calcula-se que no ano passado utilizaram esse aeroporto pelo menos dez milhões de passageiros, ainda conforme a Forbes, que assegura que os terminais aéreos do país são os que acumularam os piores históricos com relação à pontualidade.

Com a ‘medalha de bronze’, aparece o aeroporto de Cumbica, de Guarulhos (SP), onde 41% dos vôos saíram na hora prevista. O de Congonhas, na capital paulista, ficou com índice de 43% e aparece em quarto lugar.

A Forbes diz ainda que o aeroporto Antonio Carlos Tom Jobim (Galeão), no Rio, também entraria na lista com uma porcentagem parecida com a dos aeroportos de São Paulo, mas não está na relação porque “não entrou no nosso critério por causa de seu tamanho relativamente pequeno”, ainda conforme a publicação americana.

“Nós consideramos apenas os aeroportos que tiveram no mínimo 10 milhões de passageiros em 2006, de acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (os dados de 2007 ainda não foram liberados)”, diz a reportagem. Para as estatísticas de chegada e saída, a Forbes diz ter usado os dados do site da FlightStats.

A ‘prata’ ficou com o Aeroporto Internacional de Pequim, o segundo mais popular da China e de onde apenas saíram de forma pontual 33% dos vôos em 2007, a apenas um ano da realização na cidade dos Jogos Olímpicos.

Completam o ranking da Forbes o Aeroporto Internacional do Cairo, o segundo mais freqüentado da África, com percentagem de pontualidade em decolagens de 47%, e o Charles de Gaulle, de Paris, com 50%.

A publicação americana também divulgou uma lista dos aeroportos que mais atraso acumularam nas chegadas de vôos em 2007.

Congonhas foi o pior entre os brasileiros aparecendo em terceiro lugar com 54% dos vôos de chegada na hora prevista.

Os líderes são o Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, de Mumbai, com pontualidade de 44%, e o Aeroporto Internacional Indira Gandhi, de Délhi, com 45%. Completam a lista os nova-iorquinos de La Guardia, com pontualidade de 58%, e Internacional de Newark, com 58%.

Com estes dados, não foi à toa que a Forbes começou assim a reportagem sobre os aeroportos mundiais (em inglês): “Se você está esperando sentado o seu avião em Chicago, Londres ou Ásia, mantenha a esperança. As coisas poderiam estar muito pior. Você poderia estar no Brasil.”

Fonte: G1 / EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário