sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Austrália inaugura primeiro vôo para a Antártida

Airbus A319 percorreu os 3.400 km que separam a capital da Tasmânia da estação. Avião foi especialmente construído para aterrissar e decolar em uma pista de gelo.

O supervisor Matt Filipowski admira a pista de gelo após o primeiro pouso do Airbus A319 no local. Com 4 Km de extensão, ela foi escavada em uma base de 500 m, e se encontra a 65 Km de Casey, onde fica a maioria dos cientistas que visitam o continente. A viagem de barco entre Hobart e Casey pelo Oceano do Sul levará cerca de duas semanas.

Sombra de um passageiro na entrada de um banheiro feito de iglu. Pela primeira vez na história, um vôo charter ligou a Austrália à Antártida, graças a um avião especialmente construído para aterrissar e decolar em uma pista de gelo. O Airbus A319 percorreu os 3.400 km que separam Hobart - capital da Tasmânia - da estação de Casey da Antártida. Ele será utilizado apenas por cientistas e analistas para o estudo dos efeitos climáticos no continente branco, motivo pelo qual a aeronave não poderá ser usada com fins turísticos. A viagem aérea permitirá a visita de muitos cientistas que até agora não faziam o trajeto pela demora, se acordo com Michael Stoddart, diretor cientista da Divisão Antártida Australiana.

Fotos: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário