quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aviões históricos desfilam na Base Aérea de Sintra

'Bartolomeu Dias', o primeiro a entrar e último a sair da frota de Airbus A-310 da companhia aérea Portuguesa. Passagem pela base aérea de Sintra, escoltado por dois 'Alpha Jet A'.

Encontro anual de “clássicos” dos ares incluiu espectáculos de acrobacias aéreas e voos de demonstração de máquinas que marcaram a história da aviação portuguesa e internacional. Aeronave A310 da TAP realizou último voo no festival “AeroNostalgia 2008”.

Foi num Domingo de Sol que a Base Aérea de Sintra (Granja do Marquês) recebeu o festival AeroNostalgia 2008, dedicado aos “clássicos” da aviação nacional e internacional.

A despedida do avião Airbus 310, que esteve ao serviço da TAP durante vários anos, foi um dos pontos altos do festival. Às 14h00, a aeronave já aterrava na Granja do Marquês, para ser apreciada pelos visitantes antes do seu último voo rumo a Lisboa.

O festival incluiu um espectáculo de demonstração com aviões clássicos como o Alon Ercoupé, Boing Stearman, Chipmunk, Dornier 27 Paulistinha, Piper J3 Cub, Piper L4J, ou o famoso Piper Colt.

Ao final da tarde, foi a vez de aeronaves como o Extra 300L, Pitts S1, Pitts S2, Rutan Varieze, Vans RV6, Yak 50 e Yak 52 realizarem voos acrobáticos. A Força Aérea Portuguesa também marcou presença nas acrobacias com aviões e helicópteros de combate pilotados por membros dos grupos acrobáticos Asas de Portugal e Rotores de Portugal.

Com o Sol a caminho do horizonte, era altura de despedidas. Ao A 310, restou um voo para casa, enquanto aguarda um lugar num museu que o venha a receber.

Fonte: Alvor de Sintra - Foto: José Dâmaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário