sexta-feira, 23 de maio de 2008

Confirmada escala de aviões da CIA em Portugal

Cerca de 56 voos de ou para Guantanamo

A lista dos voos que seguiram caminho ou regressavam da base norte americana de Guantanamo e que passaram por Portugal revelou que, de Julho de 2005 até Dezembro de 2007, passaram por território nacional cerca de 56 voos da CIA.

A confirmação chegou ao Parlamento na semana passada pelo deputado comunista Jorge Machado, através de uma listagem remetida pelo Ministério das Obras Públicas - responsável pelo controlo do tráfego aéreo nacional, de acordo com o Jornal de Notícias.

Jorge Machado adiantou ao Jornal de Notícias que dos últimos voos da lista, realizados a 28 de Dezembro de 2007, a conclusão que se pode retirar é que subsiste a utilização do espaço aéreo português sem qualquer tipo de controlo.

As denúncias dos deputados do PCP e de alguns eurodeputados com a socialista Ana Gomes confirmam-se, com a lista que chega ao Parlamento português.

A nota do Ministério das Obras Públicas refere que a maioria dos voos em causa era militar, o que justifica, segundo a nota, a ausência de controlo da carga, passageiros e missão de cada um desses voos. Confirma-se ainda a passagem de cinco aviões pela Base das Lajes e de um outro – civil – por Santa Maria.

Fonte: Fábrica de Conteúdos (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário