terça-feira, 27 de maio de 2008

Supersônico cruza o céu de São Luís


Uma imagem curiosa tem chamado a atenção dos moradores de São Luís. Nas últimas semanas, sempre no início da manhã, um rastro de fumaça corta o céu da ilha.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, localizado no Centro de Lançamento Alcântara, não se trata de nenhum fenômeno natural e nem mesmo lançamentos realizados pela base aérea. Na verdade, a 'cena curiosa' é nada menos do que um avião supersônico que corta o Oceano Atlântico passando pelo Brasil.

Por causa da velocidade que a aeronave atinge é possível perceber o rastro de fumaça. Embora o avião esteja cruzando o céu de São Luís, o INPE não soube informar qual a rota da aeronave.

Velocidade do som

A velocidade supersônica se refere a qualquer velocidade acima da velocidade do som, que é aproximadamente 343 m/s (ou 761 mph, ou 1255 km/h ao nível das águas do mar). Muitos caças são supersônicos.

O Concorde foi um avião civil supersônico, de transporte de passageiros. Porém, desde o seu vôo de retirada realizando no dia 26 de Novembro de 2003, deixaram de existir aviões civis supersônicos em serviço.

A velocidade do som no ar foi medida pelo físico austríaco Ernst Mach, e seu valor é de 1.226 km/h (em condições de atmosfera padrão, Mach 1). Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a Mach 1. Esta unidade é uma homenagem ao físico que, pela primeira vez, mediu a velocidade de propagação do som no ar.

Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário