quinta-feira, 24 de julho de 2008

Colisão entre três aviões em aeroporto na Louisiana (EUA)

Três aviões Canadair da ASA - Atlantic Southeast Airlines ficaram seriamente danificados após uma jovem funcionária do hangar da empresa aérea acionar o motor esquerdo de um dos jatos no Aeroporto de Baton Rouge (KBTR), em Louisiania, nos Estados Unidos.

A funcionária - que cuidava da limpeza dos compressores dos motores da aeronave - havia realizado o procedimento normalmente no motor direito do Canadair CRJ-701ER, prefixo N706EV, mas ao repetir a ação do lado esquerdo, acionou o sistema de controle computadorizado conhecido como "FADEC", que deu ignição ao motor, que foi levado até uma potência próxima a da decolagem.

O jato de 34 toneladas foi para frente colidindo com outros aviões CRJ que estavam na área externa do hangar. As outras aeronaves eram dois Canadair CRJ-200ER, prefixos N916EV e N975EV.

O acidente ocorreu na madrugada do dia 07 de julho, uma segunda-feira. Nenhum dos 14 funcionários da empresa aérea que trabalhavam no local ficaram feridos.

A porta-voz da ASA, Kate Modolo, informou que uma investigação sobre o acidente está em curso. Normalmente, os eventuais danos que tornam um avião não funcional exige um relatório para o NTSB (National Transportation Safety Board). No entanto, o NTSB informou que não enviou ninguém para investigar o acidente, pois as aeronave não tinha passageiros embarcados, não se encontravam taxiando e foram danificadas em um local de manutenção aprovado pela FAA (Federal Aviation Administration).

Juntos, os três jatos estão avaliados em US$ 50 milhões, de acordo com a companhia aérea.

O CRJ 700 normalmente transporta 70 passageiros. Os CRJ 200 da ASA costumam ter 50 lugares. A ASA tem uma frota de 160 aviões, a maioria deles são CRJ's. A sigla é derivada do nome Canadair Regional Jet.

Fontes: ASN / WAFB / JADEC (data do incidente corrigida em 26/07/08 às 00:21 hs.)

Correção: a funcionária realizava a limpeza dos compressores dos motores da aeronave, daí a necessidade do acionamento do motor.

Lavagem do Compressor

A lavagem do compressor consiste na introdução no interior deste, através da entrada de ar, de uma quantidade de água neutra suficiente para arrastar a sujidade existente (sem “afogar” o motor) mantendo o motor rodando e a funcionando normalmente. Após este processo é fundamental secar o compressor através do funcionamento do motor durante alguns minutos após a interrupção da ingestão de água.

Informação adicionada em 26/07/08 às 18:11 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário