sexta-feira, 4 de julho de 2008

Itália se esforça para recuperar avião que caiu no Caribe

O chanceler italiano, Franco Frattini, enfatizou hoje, em um fórum realizado pela ANSA, o máximo empenho do governo italiano em ajudar a recuperar o avião caído em janeiro nas águas venezuelanas, perto de Los Roques, em um acidente no qual perderam a vida oito cidadãos italianos.

"Nos próximos dias o embaixador da Venezuela na Itália verá me ver para tratar" da questão, disse Frattini, respondendo a uma das perguntas enviadas ao fórum.

Frattini lembrou de ter conversado sobre o tema com o presidente Hugo Chávez e com o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolas Maduro.

Frattini disse que "um representante dos familiares e um especialista do governo" da proteção civil viajarão nas próximas horas a Caracas para dar assistência às autoridades venezuelanas nas operações de recuperação do avião.

"Estamos disponíveis para contribuir financeiramente com as operações" de recuperação do aparelho, disse o ministro, após destacar que o governo "enviou uma equipe de especialistas em recuperação em águas muito profundas".

"Tanto Chávez como o chanceler asseguraram o empenho para que as famílias de nossos compatriotas desaparecidos sejam autorizadas a seguir as tentativas de recuperar o avião que, segundo algumas hipóteses, poderia ser aquele em que viajavam os italianos", afirmou.

Estas operações são "complicadas" e não há "certeza" de que o avião seja, de fato, aquele em que viajavam os italianos, já que "naquela área caíram muitos aviões", disse Frattini.

O avião em que viajavam os italianos - dois recém-casados, duas amigas e um casal com os dois filhos - caiu no mar em 4 de janeiro a cerca de 100 quilômetros de Caracas, após decolar do arquipélago de Los Roques.

Fonte: ANSA (02/07/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário