segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um ano após tragédia da TAM, problemas em Congonhas persistem

Um ano após o acidente com o vôo 3054 da TAM, o Aeroporto de Congonhas ainda vive o risco de operar aviões grandes, como o airbus A320 e o Boeing 737-800, em uma pista pequena, de 1.941 metros, numa área cercada de prédios. Para o diretor de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, no aeroporto é difícil lidar com falhas simples. Segundo ele, a cada mil pousos de aviões grandes com problemas, em Congonhas, um pode acabar em acidente. Em Guarulhos, esse risco cai para uma possibilidade a cada um milhão de descidas, porque a pista é maior - tem 3.700 metros. As falhas simples nos aviões geralmente estão ligadas aos sistemas de freio.

Ações prometidas pelo governo federal, como encerrar as conexões e limitar o destino das viagens a 1.500 quilômetros, também foram deixadas de lado. E estas práticas voltaram a fazer parte da rotina do aeroporto.

Outro problema é a inexistência da área de escape nas duas pistas - a principal e a auxiliar. O que foi feito em Congonhas é a chamada "área de segurança de final de pista", ou seja, a faixa de pouso foi encurtada, e o trecho excedente fica reservado para uma emergência. A área de segurança obriga o piloto a calcular o pouso numa pista menor, e a diminuir o peso no avião. Mas uma área de escape verdadeira tem um piso de areia, grama ou poroso.

As mudanças em Congonhas foram a diminuição dos pousos e decolagens de 48 para 34 por hora, e a proibição da descida com o reverso (sistema que ajuda a frear) travado. Segundo o Ministério da Defesa, o movimento do aeroporto caiu 18% no primeiro semestre.

A construção de uma terceira pista no Aeroporto de Guarulhos foi descartada, porque ficaria com 1.500 metros - menor que a de Congonhas. O terceiro aeroporto de São Paulo está previsto para depois de 2020, em local ainda indefinido. O Ministério da Defesa diz que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, será expandido até 2015, com uma segunda pista.

- A desvantagem é a distância até lá - ressalta o consultor em aeroportos Oswaldo Sansone.

Fonte: Gabriel Batista (Diário de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário