sábado, 5 de julho de 2008

Viagem a Houston evoca corrida espacial

Quarta maior metrópole norte-americana, com mais de 2 milhões de habitantes, Houston tem a fama de ter contribuído para levar o homem a lugares antes inexplorados.

Houston contribuiu para levar o homem a lugares antes inexplorados; centro da Nasa conta história da conquista espacial

A frase "Houston, we have a problem" (Houston, temos um problema) virou um clichê da cidade que abriga o centro de controle da Nasa, a agência espacial dos EUA, responsável por colocar os astronautas Armstrong, Collins e Aldrin na superfície da Lua, em 1969, durante do governo do presidente republicano Richard M. Nixon.

Mas foi o presidente democrata John F. Kennedy o idealizador da viagem lunar pioneira quando, em 1962, declarou que, antes do fim dos anos 1970, os EUA fariam a viagem tripulada ao satélite da Terra.

Além das instalações que monitoram as missões - os lançamentos são realizados na Flórida -, o centro também celebra a conquista espacial. No museu, é possível ter uma retrospectiva dos projetos vitoriosos, como o Apollo (a 11 foi a primeira nave tripulada que pousou na Lua) e seu antecessor, o Gemini.

Também há um discreto espaço para desastres, como o da nave Challenger, em 1986, em que sete astronautas morreram. Os chimpanzés, usados no começo do programa espacial, não têm muito destaque.

O museu tem ainda vários simuladores e filmes. Em um lugar famoso pela precisão, chama a atenção o fato de vários dos eventos com hora marcada começarem com atraso, que chega a quatro minutos.

Um tour percorre o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, batizado em homenagem ao texano que sucedeu John F. Kennedy na Presidência dos EUA - e que lutou para que o Texas fosse sede da instalação.

No passeio, de 90 minutos, são visitados alguns dos prédios que ainda são usados pela Nasa para o controle das aeronaves e algumas instalações usadas no projeto da Estação Espacial Internacional, que tem até a participação da Agência Espacial Brasileira.

Outro destaque da visita é o enorme foguete Saturno 5, usado no transporte das Apollos.

Fonte: Álavaro Fagundes (Folha Online) - Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário