terça-feira, 13 de maio de 2008

Airbus é atingida por novo atraso em entrega de superjumbo A380

A fabricante de aviões Airbus anunciou outro atraso nas entregas do superjumbo A380 na terça-feira, ampliando preocupações sobre o maior projeto industrial da Europa e arriscando-se a ter de pagar mais penalidades para companhias aéreas que encomendaram a aeronave.

A Airbus informou que não é capaz de ampliar produção tão rápido quanto esperava. A divulgação acontece em um momento em que a empresa tenta se recuperar de dois anos de atrasos de produção causados por problemas na instalação de fiação no maior avião de passageiros do mundo.

"Como resultado, a Airbus planeja agora 12 (em vez de 13) entregas em 2008 e 21 (em vez de 25) em 2009. Detalhes sobre o novo plano e entregas em 2010 e nos anos seguintes serão discutidos com clientes nas próximas semanas", informou a companhia em comunicado.

A Airbus não deu detalhes sobre o impacto financeiro dos últimos atrasos.

O anúncio fez as ações da controladora da Airbus, EADS recuassem 0,4 por cento pela manhã.

É a quarta vez que a Airbus anuncia atrasos as entregas do avião de dois andares e com capacidade para 525 assentos. Mas os danos ao cronograma de produção não foram tão severos quanto alguns esperavam.

"Não é uma grande surpresa. O impacto financeiro deve também ser menor, mas isso realmente difícil estimar isso", disse Stefan Halter, analista do UniCredit.

"Dado o número de aviões afetados - estamos falando de apenas cinco aviões - o impacto deve ser menor."

O diretor comercial da Airbus, John Leahy, informou que não espera que companhias aéreas cancelem encomendas como resultado do último atraso, mas ele enfrenta rumores sobre possíveis pagamentos de multas às linhas aéreas que encomendaram o aparelho.

Multas anteriores pagas pela companhia fizeram a Airbus cair em prejuízo no ano passado.

Tim Clark, o poderoso diretor da Emirates - de longe o maior cliente do A380 com 58 encomendas - alertou que a companhia aérea enfrenta "sérios problemas" com novos atrasos.

Entre as companhias aéreas que devem receber o A380 em 2008 e 2009 estão a Emirates, Singapore, Qantas, Air France e Lufthansa .

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário