domingo, 18 de maio de 2008

Estudo aponta necessidade de terceira pista no Afonso Pena

A terceira pista ampliaria em 100% a capacidade operacional do aeroporto no horário de pico. Além disso, permitiria a operação de linhas internacionais de carga

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apresentou um relatório, na sexta-feira (16), que aponta a necessidade da construção de uma terceira pista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o documento, apenas 3% do total de 14 mil toneladas de produtos industrializados exportados anualmente pelo Paraná saem do estado pelo aeroporto, por conta da falta de estrutura.

Em uma reunião com empresários, na tarde desta sexta, o superintendente de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Eduardo Ballarin, disse que o Afonso Pena terá uma terceira pista. Ele, porém não deu previsão de quando o projeto será implantado.

Segundo a Fiep, a terceira pista ampliaria em 100% a capacidade operacional do aeroporto no horário de pico. Além disso, permitiria a operação de linhas internacionais de carga, aumentando o trânsito entre o Paraná e o mercado europeu.

De acordo com o telejornal ParanáTV 2.ª edição, parte da área para terceira pista já teria sido desapropriada. A pista seria construída ao lado do atual estacionamento para carros do aeroporto. Ela teria extensão suficiente para aviões de grande porte.

Os empresários, ainda segundo o telejornal, ficaram satisfeitos com a reunião. Um grupo com representantes da indústria, Infraero e governo do estado será formada para estudar as forma de viabilizar o projeto.

Fonte: Gazeta do Povo (16/05/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário